Outros

Higrômetro analógico ou digital?

Higrômetro Analógico

Por que a umidade é tão importante para os charutos?

Os charutos são, em sua essência, folhas de tabaco cuidadosamente fermentados e maturados. E em algumas etapas de sua fabricação, essas folhas recebem pequenas doses de vapor d´agua, principalmente as capas, para que fiquem maleáveis e macias, próprias para enrolar.

Para que o tabaco não resseque e não perca grande parte do seu aroma e sabor, os charutos precisam ser armazenados em uma caixa umidora, ou umidor, que nada mais é do que uma caixa bem vedada e geralmente folhada a cedro com uma fonte de umidade, normalmente um efusor (uma esponja num recipiente plástico).

E como saber se a umidade do interior dessas caixas para charuto está adequada? Aí entram os higrômetros, pequeno dispositivos que medem a umidade relativa do ar.

Há dois tipos principais de higrômetros: os analógicos e os digitais.

Higrômetro Analógico
Higrômetro Analógico

Os higrômetros analógicos são feitos, em sua imensa maioria, de uma pequena bobina de metal (veja foto) que se comprime ou expande e assim move um ponteiro indicativo.

O principal problema destes higrômetros (geralmente feitos na china e de forma bem simples) é que não são calibrados e são muito imprecisos (precisão com desvio padrão que chega a 15% em alguns modelos). Em outras palavras, servem para se ter uma leve noção da umidade.

Para os aficionados mais cuidadosos com seus charutos, o higrômetro digital é, sem dúvida, um investimento necessário. Os higrômetros digitais medem a umidade através da condutividade elétrica da água presente no ar dando uma leitura com precisão em torno de 1%, ou seja, várias vezes mais preciso que os analógicos. Vale a pena lembrar que a umidade ideal para conservar charutos é de 70%.

Como calibrar um higrômetro analógico ou digital.

Os higrômetros digitais costumam vir calibrados de fábrica, os analógicos não. Uma maneira simples de se calibrar um higrômetros em casa é usando sal comum em um pote fechado (tupperware) ou um saco ziplock.

O sal de cozinha, em solução aquosa, irá manter exatos 75% de umidade em um ambiente perfeitamente selado.

Você precisará de três itens: um pote plástico hermeticamente selado tipo tupperware ou saco ziplock ; uma tampinha de refrigerante pet; e água filtrada.

Como calibrar seu higrômetro
Como calibrar seu higrômetro

Coloque o sal na tampinha e adicione algumas gotas d´agua, o suficiente para fazer uma pasta. Depois, coloque a tampinha com o sal úmido no interior deste saco pequeno junto com o higrômetro, e feche bem para que o ambiente fique selado hermeticamente. Espere pelo menos umas 8 horas para que o ambiente fique estabilizado.

A leitura que o higrômetro deveria dar é de 75%. Então, se seu higrômetro estiver marcando qualquer outro valor, abra seu higrômetro analógico com uma pequena chave de fenda e gire o corpo do higrômetro com a mão até a leitura correta. Em alguns modelos analógicos deve-se girar a bobina com uma chave de fenda, rodando o parafuso central.

Os higrômetros digitais normalmente vêm com um botão de calibrar que o re-define (reseta) em exatamente 75%, ou seja, basta manter o botão pressionado por alguns segundos até o higrômetro piscar e mostrar 75%.

Higrômetro Digital
Higrômetro Digital

Minhas caixas umidoras todas vieram com um higrômetro analógico e por mais que eu os calibre, a marcação nunca ficou 100% correta. Então resolvi investir num higrômetro digital (no Brasil, encontrei na Tabacaria Nacional e sua loja virtual Charutos e Cachimbos – o modelo Caliber III – veja foto ao lado), um modelo bem fino e discreto com base imantada, excelente para fixar na tampa das minhas caixas. Agora sim estou satisfeito, investi cerca de 50 reais e fiquei surpreso com a discrepância entre a leitura dos higrômetros analógico e digital. Espero ter ajudado. Um grande abraço a todos.

23 comentários em “Higrômetro analógico ou digital?

  1. macrofago

    Também comprei o Calibre III na tabacaria nacional. Comprei um para mim e outro para meu irmão. Para controlar a temperatura tenho colocado dentro da minha pequena adega de vinhos. Parabéns pelo post e boas baforadas.

  2. Ola Degustando Charutos !

    Essa semana eu decidir arriscar um charuto mais barato, indicado pelo vendedor da Tabacaria do Salvador Shopping. Era um Talvis Premium. A capa escura, fluxo bastante solto e o sabor não desaponta. Me custou 7 reais, mas acho que se consegue dá para comprar ele mais barato, já que esta Tabacaria é bem salgada.

    Por ser oportuno, queria sugerir que você descrevesse qual o ambiente ideal para degustar um bom charuto, bem como sobre os acompanhamentos e as músicas.

    Parabéns Novamente e um forte abraço.

    Macrofago.

  3. Leonardo

    Caro Degustando Charutos,

    Primeiro parabéns pelo seu site que é excelente e tem sido para mim um verdadeiro guia de iniciação.

    Cheguei no momento em que preciso comprar um umidor e a dúvida é qual comprar.

    Vi que umidores com higrômetros digitais são mais precisos, também vi que você não tem problemas em mencionar marcas, nem lojas. Sendo assim, pergunto direto:

    Seria interessante comprar aquele umidor em couro da Besser que é vendido com exclusividade pela Tabacaria Nacional? considerando que ele já vem com higrômetro digital.

    Gostei dele é bonito e moderno, mas fico em dúvida se os modelos com divisórias e um madeiramento aparentemente mais robusto não seriam melhores.

    Se puder me ajudar agradeço muito.

    Abraço e mais um vez parabéns pelo site.

    • Caro Confrade.
      Eu entrei no site da tabacaria (www.charutosecachimbos.com.br) para conferir o tal umidor que você mencionou e confesso que não sei dizer com propriedade sobre sua qualidade. Da próxima vez que eu for a Tabacaria Nacional vou tentar dar uma olhada. Ao meu ver parece ser uma excelente opção por causa do higrômetro digital além do preço que é bem razoável.

  4. Boa tarde, estou com um problema. Comprei dois higrômetros digitais Calibre III, pois tenho duas caixas umidoras. Um dos higrômetros, eu coloquei num pote para fazer o teste do sal, porém, após 16 horas lá dentro ele marcou uma umidade de 71% (pelo que sei deveria marcar 75%), sendo que ele vem calibrado de fábrica e pelo que vi na internet não é possível calibrá-lo. O que devo fazer?

    O outro, eu coloquei na minha caixa maior (sem fazer o teste do sal). Nessa minha caixa eu possuo cerca de 80 charutos de marcas variadas. Há uma semana atrás, comprei aqueles saquinhos Bóveda de 75%. Comprei 4, e coloquei todos nessa minha caixa, porém, o higrômetro digital está marcado 65%. O que pode ser?

    No aguardo!

    • Caro Confrade.
      Eu possuo exatamente o mesmo higrômetro e vou tentar responder mesmo sem ver seu umidor e seu higrômetro.

      Pode ser que o higrômetro tenha vindo com algum defeito – impossível afirmar sem testá-lo pessoalmente. Outra hipótese pode ser que a caixa umidora não tenha uma boa vedação ou esteja muito seca (comum em caixas novas), o cedro, na primeira semana, puxa bastante a umidade do interior da caixa. Minha sugestão é que você consiga um saco daqueles ziplock e coloque o boveda junto com o higrômetro para fazer mais uma “aferição” do higrômetro. Espero ter ajudado. Até a próxima.

      • Opa…

        Bom, minha caixa não é nova não… já tem um tempo (uns 2 anos), e acredito que o problema não seja esse!!

        Eu consigo fazer o teste do sal na tampinha com esse higrômetro??? ou vc aconselha mais a boveda mesmo? Se eu colocar o higrômetro com uma boveda de 75% dentro do ziplock, a marcação deverá ser de exatamente 75% no higrômetro? Abraço e obrigado!

      • Caro Confrade, desculpe a demora.
        Faça o teste do sal que funciona perfeitamente. Se estiver marcando algo diferente mande o higrômetro de volta que provavelmente está com algum problema. O meu Caliber cravou nos 75 dentro do tupperware e na minha caixa fica em torno dos 69 com um Bóveda 72%. Forte Abraço.

  5. Leonardo

    Caros confrades,

    Eu sou o cara que questionou acima a respeito do umidor digital da Besser e tendo em vista que este é um ambiente de troca de informações me senti na obrigação de fazer minhas considerações a respeito do produto.

    O umidor realmente é bonito, tem um ar contemporâneo. A vedação aparentemente é boa, não há divisória, mas isso não faz diferença para mim. Acompanha um efusor palito.

    O higrômetro é digital e sai da caixa para aferir, contudo ele não possui botão reset e vem calibrado de fábrica (fui informado de tudo isso pelo vendedor antes).

    A calibração de fábrica vem com uma variação de 2% para menos, isto é, durante 24hrs deixei-o no ambiente hermeticamente vedado e registrou 73% (o vendedor também havia me alertado da pequena variação).

    Coloquei um Bóveda 84% e o umidor registra sempre 76%, já descontada a variação, sendo que dentro há 15 charutos.

    É isso, para mim que sou um iniciante está de bom tamanho. Capacidade 45 charutos, higrômetro digital com boa precisão e preço de R$ 160,00.

    Abraço a todos e boas degustações.

  6. Guilherme

    Amigos, em relação ao umidor, uma dúvida: Onde moro a umidade do ar está sempre entre os seus 73~77%, ou seja, justamente o ideal para manter um charuto. É necessário um umidor na minha situação?
    Algo qua e me faz pensar também é a alta temperatur da cidade, no decorrer do dia pode chegar até os 33ºC, como poderia me precaver em relação a isso? Sendo um estudante de faculdade, tenho que considerar muito os gastos.

    Muito obrigado!

    • Acho que ainda sim um umidor seria útil, para que não haja tantas variações bruscas na umidade. Quanto a temperatura, basta deixar no lugar mais frio da casa. A temperatura só serve para evitar que eclodam as larvas do lasioderma.

  7. Guilherme

    Amigos, em relação ao umidor, uma dúvida: Onde moro a umidade do ar está sempre entre os seus 73~77%, ou seja, justamente o ideal para manter um charuto. É necessário um umidor na minha situação?
    Algo qua e me faz pensar também é a alta temperatur da cidade, no decorrer do dia pode chegar até os 33ºC, como poderia me precaver em relação a isso? Sendo um estudante de faculdade, tenho que considerar muito os gastos.

    Muito obrigado!!

  8. Angelo Valerio

    Caros Confrades,

    Meu umidor sempre foi muito bem “tratado” e sempre satisfatorio. Porem na ultima semana o nivel de humidade subiu acima dos 75% ja deixei respirar e tudo mais…e a humidade nao diminui…calibrei o higrometro e nada…alguma sugestao? Boas baforadas a todos

    • Olhe, você está fazendo tudo corretamente, deixe a tampa aberta que dependendo do clima, a umidade não deve se manter por muito tempo a 75%… e o que se diz também… 75% está bom, melhor passar um pouco dos 70% do que faltar. Forte abraço.

  9. therson

    Onde moro é impossível manter uma temperatura de 20 graus, o que fazer?

    Posso deixar dentro da adega?

    Qual seria a temperatura máxima permitida?

    • O ideal seria medir com um higrômetro (de preferência digital) a umidade do interior da adega, se estiver perto dos 70%, pode deixar os charutos em sua caixa original, se a umidade for muito abaixo, recomenda-se colocar os charutos dentro de uma caixa umidora fina e depois colocá-la dentro da adega!

      • therson

        Estou deixando o umidor dentro da adega, algum problema?
        A umidade está em torno de 70% e temperatura em torno de 18 graus.
        Comprei o umidor recentemente então vou ficar acompanhado as variações.

      • Se a umidade estiver próxima aos 70%, nao tem problema. E é até bom!

  10. Fernando

    Comprei um umidor Bresser 32 charutos, fiz o primeiro tratamento umedecendo o cedro e esperei para colocar os charutos. Gostaria de saber a respeito da manutenção do umidor. O que fazer a partir de agora? Devo umedecer outras vezes? E a colocação de água, com que periodicidade devo fazer?

  11. Ricardo Toledo

    Boa tarde!

    Gostaria de uma ajuda se possível…

    A pouco tempo adentrei à esse modo maravilhoso que é a degustação de charutos, também passei a acompanha los, tanto no blog quanto em seu canal do youtube, sua dicas são de grande ajuda tanto para aqueles que já apreciam quanto para aqueles que querem apreciar…
    Comprei uma caixa umidora com higrômetro analógico e um higrômetro digital, Caliber III, são excelentes produtos, todos comprados por indicações de vocês na Tabacaria Nacional, loja que recomendo fortemente tanto para acessórios quanto para charutos… Como havia dito, comprei o higrômetro digital Caliber II, o mesmo dessa matéria, contudo não estou conseguindo fazer a calibração correta… Peço gentilmente que vocês façam um vídeo demonstrando a calibração desse e de outros higrômetros, tenho certeza de que sera muito bem recebido por todos e de grande ajuda a todos também…

    Agradeço muito a atenção de vocês e gentileza… Desejo que aumente mais ainda o sucesso de vocês… forte abraço e boas baforadas!

    • Caro amigo, os higrômetros digitais já vem calibrados de fábrica… se vocÊ quiser aferir se o higrômetro está funcionando adequadamente, compre o saco de aferir higrômetro da Boveda. Tem pra vender lá na Tabacaria Nacional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: