<< Voltar ao Blog

Higrômetro analógico ou digital?

Por que a umidade é tão importante para os charutos?

Os charutos são, em sua essência, folhas de tabaco cuidadosamente fermentados e maturados. E em algumas etapas de sua fabricação, essas folhas recebem pequenas doses de vapor d´agua, principalmente as capas, para que fiquem maleáveis e macias, próprias para enrolar.

Para que o tabaco não resseque e não perca grande parte do seu aroma e sabor, os charutos precisam ser armazenados em uma caixa umidora, ou umidor, que nada mais é do que uma caixa bem vedada e geralmente folhada a cedro com uma fonte de umidade, normalmente um efusor (uma esponja num recipiente plástico).

E como saber se a umidade do interior dessas caixas para charuto está adequada? Aí entram os higrômetros, pequeno dispositivos que medem a umidade relativa do ar.

Há dois tipos principais de higrômetros: os analógicos e os digitais.

Os higrômetros analógicos são feitos, em sua imensa maioria, de uma pequena bobina de metal (veja foto) que se comprime ou expande e assim move um ponteiro indicativo.

O principal problema destes higrômetros (geralmente feitos na china e de forma bem simples) é que não são calibrados e são muito imprecisos (precisão com desvio padrão que chega a 15% em alguns modelos). Em outras palavras, servem para se ter uma leve noção da umidade.

Para os aficionados mais cuidadosos com seus charutos, o higrômetro digital é, sem dúvida, um investimento necessário. Os higrômetros digitais medem a umidade através da condutividade elétrica da água presente no ar dando uma leitura com precisão em torno de 1%, ou seja, várias vezes mais preciso que os analógicos. Vale a pena lembrar que a umidade ideal para conservar charutos é de 70%.

Como calibrar um higrômetro analógico ou digital.

Os higrômetros digitais costumam vir calibrados de fábrica, os analógicos não. Uma maneira simples de se calibrar um higrômetros em casa é usando sal comum em um pote fechado (tupperware) ou um saco ziplock.

O sal de cozinha, em solução aquosa, irá manter exatos 75% de umidade em um ambiente perfeitamente selado.

Você precisará de três itens: um pote plástico hermeticamente selado tipo tupperware ou saco ziplock ; uma tampinha de refrigerante pet; e água filtrada.

Coloque o sal na tampinha e adicione algumas gotas d´agua, o suficiente para fazer uma pasta. Depois, coloque a tampinha com o sal úmido no interior deste saco pequeno junto com o higrômetro, e feche bem para que o ambiente fique selado hermeticamente. Espere pelo menos umas 8 horas para que o ambiente fique estabilizado.

A leitura que o higrômetro deveria dar é de 75%. Então, se seu higrômetro estiver marcando qualquer outro valor, abra seu higrômetro analógico com uma pequena chave de fenda e gire o corpo do higrômetro com a mão até a leitura correta. Em alguns modelos analógicos deve-se girar a bobina com uma chave de fenda, rodando o parafuso central.

Os higrômetros digitais normalmente vêm com um botão de calibrar que o re-define (reseta) em exatamente 75%, ou seja, basta manter o botão pressionado por alguns segundos até o higrômetro piscar e mostrar 75%.

Minhas caixas umidoras todas vieram com um higrômetro analógico e por mais que eu os calibre, a marcação nunca ficou 100% correta. Então resolvi investir num higrômetro digital (no Brasil, encontrei na Tabacaria Nacional e sua loja virtual Charutos e Cachimbos, vários modelos. Agora sim estou satisfeito, investi cerca de 90 reais e fiquei surpreso com a discrepância entre a leitura dos higrômetros analógico e digital. Espero ter ajudado. Um grande abraço a todos.