Alonso Menendez Charutos Brasileiros Charutos com Outros Vinhos Harmonizações

Charuto Alonso Menendez Corona com Vinho Branco Suave Anakena Late Harvest 2007

Charuto Alonso Menendez Corona com Vinho Branco Suave Anakena Late Harvest 2007

Este charuto eu tentei escolher com muito cuidado para esta harmonização, afinal este vinho chileno da casa Anakena é um vinho extremamente suave e um charuto muito encorpado poderia anular o paladar para um vinho tão delicado.

Charuto Alonso Menendez Corona com Vinho Branco Suave Anakena Late Harvest 2007
Charuto Alonso Menendez Corona com Vinho Branco Suave Anakena Late Harvest 2007

Mas foi só acender o charuto e dar os primeiros goles para comprovar que a harmonização foi muito bem sucedida. Este vinho, de cor dourado claro, e teor 12,5%, é extremamente delicado no paladar, com notas de canela e toques florais, e parece que catalisa as características do charuto, sem ficar ofuscado pelo tabaco.

O vinho Anakena é um vinho de sobremesa, feito com as uvas Sauvignon e Moscatel de Alexandria, com um teor alcoólico ligeiramente mais elevado e com uma boa taxa de açúcar residual, o que torna seu sabor bem adocicado, mas sem ser enjoativo demais.

Charuto Alonso Menendez Corona - Capa Connecticut
Charuto Alonso Menendez Corona – Capa Connecticut

O charuto se comportou muito bem nesta degustação, o fluxo está solto e o sabor muito suave com retrogosto leve, pouca persistência na língua e nada de amargor. Um charuto perfeito para acompanhar vinhos suaves como este.

Este vinho tem que ser servido a uma temperatura mais baixa, o que o torna uma opção excelente para harmonizações no verão. O açúcar residual que o vinho deixa na boca parece que prepara cada nova baforada. Para resumir, uma harmonização ideal para curtir uma tarde de sol à beira da piscina. Recomendadíssima.

5 comentários em “Charuto Alonso Menendez Corona com Vinho Branco Suave Anakena Late Harvest 2007

  1. macrofago

    Já provou o Dona Flor Puro Mata Fina ? Ganhei uma petaca Corpo e Alma que trazia um robusto deste tipo. Muito bom charuto, queria entender porque a Menendez & Amerino não comercializa essa linha aqui no Brasil.

    Parabéns pelo seu site, continuo acessando diariamente.

    • Olá. Já tive a oportunidade de provar este charuto sim e achei bem saboroso. Sempre escuto boatos de que irá se tornar um charuto de linha mas até hoje, nada de concreto. Bom charuto. Obrigado pelo comentário.

  2. Ricardo

    Camarada,

    Parabéns belo excelente blog. Gostaria de sugerir um post sobre seus fornecedores. Dado ao crescente número de falsificações de charutos, ter referência de bons fornecedores é fundamental.

    Grato,

    Ricardo

    • Costumávamos comprar em diversas tabacarias em São Paulo mas ultimamente temos comprado só na Tabacaria Nacional (Site Charutos e Cachimbos). Vejo os preços de outras tabacarias, principalmente nos charutos cubanos e como se diz por aí: não tem milagre: Cohibas muito baratos e charutos que a Emporium (distribuidora oficial) não traz. Pra não arriscar, compro somente lá.

      Recomendo também a todos que ao comprar charutos cubanos, entrem no site http://www.habanos.com. Há uma ferramenta no site que verifica o número do código de barras da caixa do charuto dizendo se ele é falso ou não. As caixas que comprei na Tabacaria Nacional, verifiquei todas e todas passaram neste sistema.

      Segue o link direto:
      http://www.habanos.com/Sellos/Info/VerificaSelloCajon

  3. Paturixa

    O vinho é mesmo excelente! Parabéns pelo blog. Abraços

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: