Charutos Brasileiros Charutos com Whisky Don Porfírio Harmonizações

Charuto Don Porfirio Belicoso com Whiskey Jameson 8 anos

Charuto Don Porfirio Belicoso com Whiskey Jameson 8 anos

Este é o whiskey irlandês mais vendido no mundo e vem crescendo em popularidade no Brasil. Não é por acaso. Os uísques irlandeses são um capítulo a parte no mundo dos whiskies, e este Jameson é um dos melhores exemplares. Extremamente macio no paladar, com com uma leve doçura e um sabor bem maltado, rico e aromático, com notas florais no nariz e pouco baunilha no paladar e um final acarvalhado, bastante agradável.

Charuto Don Porfirio Belicoso com Whiskey Jameson 8 anos
Charuto Don Porfirio Belicoso com Whiskey Jameson 8 anos

Os uísques irlandeses são destilados 3 vezes, contra as 2 vezes dos escoceses, o que confere ao whiskey esse toque aveludado, mais arredondado, por assim dizer.

E por ser um whiskey mais suave, procurei charutos de corpo suave para médio, como, por exemplo, este Don Porfírio Belicoso.

Eu considerava os charutos Don Porfírio charutos de força média para forte, acho até que muitos aficionados devem ter este mesmo conceito, mas ultimamente, e talvez até pela aquisição pelo grupo Barone Bressan, o blend, na minha opinião, ficou um mais suave, mais equilibrado, talvez para atingir um público maior, mas não se engane, os charutos continuam muito bons, com uma construção impecável e cheios de sabor.

Este exemplar está bem bonito, com uma capa bem lisa e bem macio ao se apertar, o que mostra que a quantidade de tabaco prensado não é tão grande e por conseguinte o fluxo provavelmente estará bom. E está bom mesmo.

Charuto Don Porfírio Belicoso
Charuto Don Porfírio Belicoso

O sabor está muito agradável. Um tabaco bem maturado, com retrogosto agradável e muito pouca irritação na garganta, um pouco de couro no início e terra úmida, e um final bem suave com muito pouco amargor.

A harmonização com o uísque irlandês foi muito feliz. Essa leve doçura do whisky complementou bem o sabor charuto. O álcool acentuou o sabor do charuto, limpando o palato e conferindo novas nuances a cada baforada. Extremamente prazeiroso.

Encerro essa harmonização com o charuto já pela bituca, e posso dizer que estou bastante satisfeito. Bem diferente dos blends escoceses e bourbons americanos que estamos acostumados, o Jameson se mostrou muito agradável nesta harmonização. Muito recomendável.

0 comentário em “Charuto Don Porfirio Belicoso com Whiskey Jameson 8 anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: