Charutos com Whisky Charutos Cubanos Harmonizações San Cristobal de La Habana

Charuto San Cristobal de La Habana La Punta com Whisky Bruichladdich Sherry Classic

Charuto San Cristobal de La Habana La Punta com Whisky Bruichladdich Sherry Classic

Já que estávamos com a garrafa desse puro malte bem à vista, resolvemos fazer uma segunda harmonização: a primeira foi com um charuto nacional, agora com um puro cubano.

O charuto é um capítulo à parte: uma linda capa, bem oleosa e bem lisinha com um tom marrom avermelhado e um delicioso aroma a frio.

Charuto San Cristobal de La Habana La Punta com Whisky Bruichladdich Sherry Classic
Charuto San Cristobal de La Habana La Punta com Whisky Bruichladdich Sherry Classic

A marca San Cristobal de La Habana é uma das últimas marcas a serem criadas pela Habanos, tem apenas 4 bitolas e é distribuída oficialmente no Brasil. O nome da marca diz respeito ao primeiro nome da capital cubana – San Cristobal de La Habana.

Essa bitola em particular chama-se La Punta e é similar a um Pirâmide, só que menor. O Fluxo está ótimo, fumaça abundante e densa, queima bem regular e um sabor rico e complexo com muitas nuances, um toque de noz-moscada e um pouco de café, o sabor evolui bastante do segundo terço em diante e o retrogosto é extremamente suave. Nota-se que é um tabaco bem selecionado e bem fermentado, muito suave no paladar – uma delícia.

Charuto San Cristobal de La Habana La Punta
Charuto San Cristobal de La Habana La Punta

O whisky, embora já conhecido por nós, continua surpreendendo. Harmonizou muito bem com o sabor mais terroso do Monte Pascoal (veja harmonização anterior) e agora com este cubano combinou mais ainda. Este charuto tem uma personalidade mais complexa, um tabaco mais saboroso que o brasileiro e mais delicado no paladar, por isso pareceu “arredondar” o sabor do scotch, deixando-o mais amanteigado, por assim dizer, com uma textura mais suave.

O caráter turfoso do whisky, rico e defumado, combinou excepcionalmente bem com sabor deste puro cubano, aguçando o paladar a cada gole. Uma harmonização excepcional.

2 comentários em “Charuto San Cristobal de La Habana La Punta com Whisky Bruichladdich Sherry Classic

  1. macrofago

    Trata-se de um charuto pirâmide ? Notei que após o corte ficou muito similar a um robusto, perendo completamente a “ponta” da pirâmide. Esse é o modo mais adequado para cortar a cabeça do charuto ?

    Desde já agradeço,

    Macrofago

    • Caro amigo, aí é uma questão de gosto. Eu gosto de fluxo, de abundância de fumaça, então sempre corto um pouco mais, até para evitar ter que fazer um segundo corte no caso de um charuto apertado. Mas cada um tem que decidir qual o modo que mais lhe apraz. Até a próxima.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: