Charutos com Vinho do Porto Charutos Cubanos Trinidad

Charuto Trinidad Robusto Extra com Vinho do Porto Burmester Jockey Club Reserva

Charuto Trinidad Robusto Extra com Vinho do Porto Burmester Jockey Club Reserva

Hoje voltamos a falar uma de nossas bebidas favoritas para harmonização com charutos. O Vinho do Porto.

Antes de mais nada, convido aos leitores a examinarem o visual deste Porto Burmester, um belíssimo tom vermelho aloirado, com abundância de lágrimas. E que aroma maravilhoso: frutos secos bem presentes e um fundo de especiarias.

Charuto Trinidad Robusto Extra com Vinho do Porto Burmester Jockey Club Reserva
Charuto Trinidad Robusto Extra com Vinho do Porto Burmester Jockey Club Reserva

O paladar também está muito agradável, redondo e suave, com boa acidez e um longo fim de boca, com certeza um bom complemento para charutos leves e de força média.

Eu tinha diversas opções de charutos para esta harmonização em meu umidor – como um H. Upmann ou algum Hoyo de Monterrey mas optei por um charuto que estava de olho há algum tempo, o charuto Trinidad Robusto Extra.

Charuto Trinidad Robusto Extra
Charuto Trinidad Robusto Extra

Este charuto, só para ilustrar, é o charuto que passou a ser o presente de Fidel (quando ainda governava) aos visitantes ilustres de Cuba, depois que a marca Cohiba virou um charuto de linha, disponível ao grande público, só para se ter uma idéia da qualidade superior e prestígio que esses charutos gozavam.

O Trinidad é uma marca de nicho, uma marca pequena, de produção limitada, que muitos aficionados consideram como superior ao Cohiba, aliás, ele é produzido na própria fábrica de El Laguito, a fábrica dos Cohiba, mas em escala bem menor e diria, por isso mesmo, mais cuidadosa.

Este Robusto Extra está com uma construção impecável, com um linda capa colorada, com pouquissimos veios e um aroma de dar água na boca.

O sabor então, está fantástico, muito suave no paladar, com nada de amargor, nada de irritação na garganta um fundo de café logo no início, muito agradável. Uma degustação extremamente prazeirosa. Definitivamente, um dos 10 melhores charutos que degustei até agora, neste ano de 2012.

Eu sou um degustador bem eclético e bem aberto a novas experiências. Meus confrades sabem que não tenho preconceito e por diversas vezes degusto charutos hondurenhos, dominicanos e nacionais sempre com gratas surpresas, mas quando me deparo com um charuto como este me lembro porque Cuba ainda é um patamar acima dos outros.

E a harmonização não tinha como ser melhor. Este Porto não é muito velho e tem um caráter mais vibrante, e desceu redondo, muito aveludado, com um sabor bem frutado, muito agradável. O Porto Burmester Tawny 10 anos é mais seco e mais complexo, mas este aqui surpreendeu pela leveza. Se estiver numa roda de amigos, mata-se uma garrafa antes mesmo do charuto terminar! Um forte abraço e até a próxima.

Só para constar, esse porto é fácilmente encontrado no Brasil e custa em torno de 90 reais. Um forte abraço e até a próxima harmonização.

2 comentários em “Charuto Trinidad Robusto Extra com Vinho do Porto Burmester Jockey Club Reserva

  1. Marcus

    Mais uma vez parabéns pelo blog e pelo post. Conheci o site somente este ano e estou vendo praticamente todos os posts anteriores. Onde este me aparece uma dúvida: Encontramos este charuto aqui? Pelo que vocês comentam no post é um charuto de Nicho e o pouco que entendo isso quer dizer que é somente comercializado lá, mas sempre tempos o jeitinho brasileiro, será que conhecem alguém que faça este intercâmbio?

    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: