Charutos Cubanos Hoyo de Monterrey

Charuto Hoyo de Monterrey Epicure Especial com Vinho do Porto Branco Royal Oporto Extra Dry

Charuto Hoyo de Monterrey Epicure Especial com Vinho do Porto Branco Royal Oporto Extra Dry

Como apreciador de Vinho do Porto que sou, numa destas andanças pelas lojas de bebida de São Paulo, me deparei com este Porto Branco, extra seco, e não pude deixar de levá-lo.

Este Porto, da casa de Portos Real Companhia Velha, é um Porto feito com as castas Malvasia Fina e Donzelinho Branco, com o mesmo processo utilizado para outros tipos de Vinho do Porto, mas deixando a fermentação prosseguir até ao final. E o envelhecimento também é menor, apenas 3 anos.

Charuto Hoyo de Monterrey Epicure Especial com Vinho do Porto Branco Royal Oporto Extra Dry
Charuto Hoyo de Monterrey Epicure Especial com Vinho do Porto Branco Royal Oporto Extra Dry

E o resultado é um Porto bem diferente, de coloração claro alaranjado, com graduação 19%, bem jovem e bem seco, com um nariz simples e um paladar pouco complexo, mas bem agradável. O sabor é suave, levemente cítrico com um pouco de acidez. No próprio site do fabricante segue a sugestão de tomá-lo gelado com algumas pedras de gelo e uma rodela de laranja. Eu estou tomando puro para poder avaliá-lo melhor.

O charuto escolhido para esta harmonização foi o Hoyo de Monterrey Epicure Especial, um charuto cubano excelente, extremamente suave no paladar e bem aromático. O fluxo está ótimo e a queima bem regular. O charuto abriu com um pouco de ervas e um fundo de noz moscada, nada de amargor e retrogosto agradável. Um tabaco bem fermentado e bem saboroso.

Charuto Hoyo de Monterrey Epicure Especial
Charuto Hoyo de Monterrey Epicure Especial

A harmonização é que não foi tão feliz. O Porto Extra Seco não mostrou personalidade o suficiente e ficou meio apagado, com uma acidez exagerada. Não foi um complemento à altura de um charuto tão completo e saboroso como este Hoyo de Monterrey Epicure Especial.

Acho realmente que a sugestão de tomá-lo com gelo e laranja o torna uma boa pedida para o verão, mas como harmonização com charutos não foi muito bem. Quem já tiver feito esta harmonização com algum outro charuto, aguardo comentários. Um forte abraço e até a próxima.

Para quem quiser uma boa harmonização de charuto com vinho do Porto, veja este link.

4 comentários em “Charuto Hoyo de Monterrey Epicure Especial com Vinho do Porto Branco Royal Oporto Extra Dry

  1. Francisca

    Li com interesse a sua experiência. Mas parecia desde logo obvio que um Porto branco extra seco ( assim como provavelmente nenhum outro vinho branco seco de qualquer parte do Mundo ) iria harmonizar com charuto, ainda para mais com a estirpe de um bom puro cubano.
    Por experiência aconselho a harmonizar charutos desse gabarito com um bom vinho do Porto de 10 ou 20 anos e porque não da mesma casa, Real Companhia Velha que é das poucas marcas presentes no mercado cubano.

    • Cara confrade,
      Tens razão em me repreender na escolha da bebida. Mas em minhas visita à loja de bebidas não pude resistir a experimentar este Porto. A harmonização não foi feliz, mas continuo buscando novos sabores. Um forte abraço!

  2. Moraes

    Ola amigos, Degustei ontem 1/8/13 este porto branco extra dry com gelo laranja e hortela….escolhi o montecristo open master….posso dizer que a experiencia foi fantástica…leve porem muito saborosa para uma temperatura de momento 24°….abraço a todos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: