Charutos Brasileiros Charutos com Whisky Dona Flor Harmonizações

Charuto Dona Flor Gran Corona com Whisky Puro Malte Dalmore 15 anos

Charuto Dona Flor Gran Corona com Whisky Puro Malte Dalmore 15 anos

Hoje resolvemos harmonizar o charuto Dona Flor Gran Corona com o whisky Puro Malte Dalmore 15 anos.

Este whisky puro malte, envelhecido em barris de Sherry, da parte norte da escócia (northern highlands), já vem se tornando um dos nossos preferidos. Extremamente leve ao paladar, oleoso e arrendondado, com um nariz de frutas vermelhas, e um pouco de baunilha no paladar, é muito aromático e muito agradável para se harmonizar com charutos.

Charuto Dona Flor Gran Corona com Whisky Puro Malte Dalmore 15 anos
Charuto Dona Flor Gran Corona com Whisky Puro Malte Dalmore 15 anos

Para esta harmonização resolvemos experimentar o charuto Dona Flor Gran Corona, um charuto brasileiro top de linha, de grosso calibre (24mm) e com apresentação diferenciada (ele vem enrolado em cedro), o que lhe ajuda a manter o aroma.

A capa é sedosa e apresenta alguns veios mais salientes, mas está bem bonita. O charuto não está tão duro ao se apertar, o que denota que a quantidade de fumo não é tão grande assim, apesar do calibre do charuto.

O fluxo está ótimo, a quantidade de fumaça é abundante e a queima foi muito regular. O sabor está muito agradável, suave do início ao fim, com um final de cacau e um pouco de especiarias.

Charuto Dona Flor Gran Corona
Charuto Dona Flor Gran Corona

Uma degustação deliciosa, o charuto tem força média e um sabor bem marcante, mas o retrogosto é bem suave e nada de irritação na garganta.

O Whisky Dalmore foi um complemento a altura. Leve, frutado e com um fundo cítrico, complementou as notas do charuto numa harmonização muito agradável. O álcool conforta, aquece e limpa o palato, conferindo mais sabor ainda a este charuto. Muito prazeroso.

Mais uma harmonização muito recomendável. Este whisky foi comprado em São Paulo e custa cerca de 220 reais. O charuto custa cerca de 45 reais nas boas tabacarias. Um abraço e até a próxima.

6 comentários em “Charuto Dona Flor Gran Corona com Whisky Puro Malte Dalmore 15 anos

  1. Sou um grande apreciador dos charutos Dona Flor. Gosto muito do Seleção Robusto e do Puro Mata Fina (que infelizmente não comercializam como linha própria, só na petaca). Dai pergunto: no quesito sabor vale a pena pagar o dobro pelo Gran Corona ?

    Obrigado

    • O valor do Gran Corona é realmente muito alto- acho que não vale a pena não – melhor ficar com o Seleção Robusto e quando quiser gastar um pouco mais, invista num cubano de qualidade superior como o montecristo no 2, que custa quase o preço do gran corona!

  2. Dei azar por aqui. Cigarro leve demais para sua bitola. Queima irregular, Muito plugado. Posso estar falando uma bobagem mas a capa do charuto, a forma como ela queimava tão rapidamente me lembrava os velhos Philies que fumava na minha juventude…

    • Bem, também achei o charuto suave! Mas compará-lo mesmo que remotamente, aos Phillies, é um pouco de exagero! Gostei bastante deste Dona Flor! Forte abraço.

  3. Arthur

    Achei esse charuto apenas razoável, e concordo com a observação de que não tem uma boa relação custo-benefício, pois é muito caro pelo que apresenta. Eu optaria por complementar o valor e pegar um Montecristo Edmundo, na hipótese de querer degustar um charuto mais forte, ou até mesmo um Romeu e Julieta Wide Churchill, se quiser uma fumada mais leve. Fica aí o meu pitaco. Abraços aos amigos charuteiros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: