Artigos Charutos Brasileiros

Tabacos do Brasil – Mata Fina e Mata Norte

Mapa das Regiões Produtoras de Tabaco da Bahia
Charuto CAO Brazilia - Capa Mata Fina
Charuto CAO Brazilia - Capa Mata Fina

O tabaco brasileiro é cada vez mais valorizado no mundo. Além dos diversos charutos nacionais cada vez mais exportados, há inúmeras fábricas em Honduras, Nicarágua e República Dominicana que já utilizam o tabaco brasileiro em seus blends, produzindo charutos de primeira qualidade, com excelente aceitação no mercado norte-americano e europeu.

Tipos de tabacos do Brasil

As variações do tabaco plantado no Brasil são cultivados no recôncavo baiano e recebem o nome de acordo com a região onde são plantados, ao invés de se utilizar o nome da planta.

Todo o tabaco escuro plantado na Bahia é do tipo original Mata Fina e mesmo sendo a mesma planta, a variação no sabor se dá devido aos microclimas da região e às técnicas de cultivo.

Veja abaixo as principais regiões produtoras de tabaco e algumas das fábricas de charutos instaladas na região:

Mapa das Regiões Produtoras de Tabaco da Bahia
Mapa das Regiões Produtoras de Tabaco da Bahia

Mata Fina – Mata Fina é a principal região produtora de tabaco hoje. O solo arenoso recebe uma média de 1200 mm de chuva por ano e todo o tabaco é Sun Grown (cultivado no Sol). As capas são colhidas uma a uma e depois secadas em celeiros, enquanto o tabaco para o miolo e capote são colhidos cortando-se a planta inteira e depois deixando-a secar. O tabaco mata fina é o de melhor qualidade: suave, adocicado e altamente aromático.

Plantação de Tabaco Mata Fina
Plantação de Tabaco Mata Fina

Mata Norte – A região denominada Mata Norte não recebe tanta chuva. O solo varia de argiloso a arenoso e o tabaco é plantado numa época mais tardia do ano. O tabaco Mata Norte também é Sun Grown como o Mata fina, a diferença é que as folhas são deixadas para secar ao ar livre, sujeitas ao vento e a chuva. Este tabaco não é próprio para fazer belas capas, mas deixa o fumo mais encorpado e mais picante. Seria impossível fazer um charuto 100% mata norte, mas ele é excelente para “apimentar” os blends dos charutos.

Mata São Gonçalo – Perto da cidade de São Gonçalo, há uma área de plantação bastante famosa por produzir lindas capas. Os produtores utilizam restos de cacau como fertilizante, o que confere às capas brilho e textura especiais.

Mata Sul – Esta região já chegou a produzir fumo de boa qualidade. Atualmente, os produtores locais vêm investindo na produção do cacau, mais rentável, e o cultivo do tabaco é praticamente inexpressivo.

Outras Variações – A variação Sumatra, mesmo não sendo uma planta nativa brasileira, também é cultivada no Brasil, na região da Mata Fina. O tabaco Sumatra é cultivado na sombra e embora tenha um sabor mais pobre e muito ácido, é conhecido por produzir lindas capas.

Um grande abraço e até a próxima.

8 comentários em “Tabacos do Brasil – Mata Fina e Mata Norte

  1. caio fernando fava ferrarezi

    Muito boa as informações!! site nota 10!!

  2. Até que enfim uma boa explicação sobre a origem dos diferentes fumos brasileiros. Esse mapa com a localização das regiões e os principais fabricantes ficou muito didático, parabéns.

    Mas tenho uma dúvida. Estou com viagem marcada para a região do Recôncavo e gostaria de saber se conhece alguma loja/distribuidora/loja de fábrica onde posso encontrar os charutos para comprar diretamente na região. Sou consumidor voraz da CC mas gostaria de ter o prazer de comprar os charutos onde são fabricados… alguma dica?

    Grande abraço,

    Werther.

    • Caro amigo,
      Eu mesmo já pensei em viajar à Bahia para tirar algumas fotos mas na Internet não se acha o endereço das fábricas menores, só das grandes. O jeito é tentar ligar para as fábricas para tentar conseguir os endereços.

      Desculpe não ajudar mais.
      Aquele abraço.

  3. GISELE LAZZARI

    MARAVILHA!
    COMO SEMPRE, UM SITE PRECISO, SIMPLES, ESCLARECEDOR E DE EXTREMO BOM GOSTO . OBRIGADA

  4. Bruno Moreira

    Boa tarde.

    Sou iniciante nesse maravilhoso hobby (+ ou – 4 meses) e vi um video no youtube onde as informações que passam são ótimas e esclarecedoras, sobretudo para os que agora começam a degustar. Virei fã de vocês. Meu primeiro charuto foi um Corona, depois experimentei um Gran Hondura e estou adorando o Dona Flor…todos robustos. Parabéns pelos vídeos e vou seguir as sugestões do video para iniciantes e degustar os que por lá sugerem…

    Forte abraço e boas baforadas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: