<< Voltar ao Blog

Tabacos do Brasil – Mata Fina e Mata Norte

O tabaco brasileiro é cada vez mais valorizado no mundo. Além dos diversos charutos nacionais cada vez mais exportados, há inúmeras fábricas em Honduras, Nicarágua e República Dominicana que já utilizam o tabaco brasileiro em seus blends, produzindo charutos de primeira qualidade, com excelente aceitação no mercado norte-americano e europeu.

 

Tipos de tabacos do Brasil

As variações do tabaco plantado no Brasil são cultivados no recôncavo baiano e recebem o nome de acordo com a região onde são plantados, ao invés de se utilizar o nome da planta.

Todo o tabaco escuro plantado na Bahia é do tipo original Mata Fina e mesmo sendo a mesma planta, a variação no sabor se dá devido aos microclimas da região e às técnicas de cultivo.

Veja abaixo as principais regiões produtoras de tabaco e algumas das fábricas de charutos instaladas na região:

 

 

 

Mata Fina – Mata Fina é a principal região produtora de tabaco hoje. O solo arenoso recebe uma média de 1200 mm de chuva por ano e todo o tabaco é Sun Grown (cultivado no Sol). As capas são colhidas uma a uma e depois secadas em celeiros, enquanto o tabaco para o miolo e capote são colhidos cortando-se a planta inteira e depois deixando-a secar. O tabaco mata fina é o de melhor qualidade: suave, adocicado e altamente aromático.

Mata Norte – A região denominada Mata Norte não recebe tanta chuva. O solo varia de argiloso a arenoso e o tabaco é plantado numa época mais tardia do ano. O tabaco Mata Norte também é Sun Grown como o Mata fina, a diferença é que as folhas são deixadas para secar ao ar livre, sujeitas ao vento e a chuva. Este tabaco não é próprio para fazer belas capas, mas deixa o fumo mais encorpado e mais picante. Seria impossível fazer um charuto 100% mata norte, mas ele é excelente para “apimentar” os blends dos charutos.

Mata São Gonçalo – Perto da cidade de São Gonçalo, há uma área de plantação bastante famosa por produzir lindas capas. Os produtores utilizam restos de cacau como fertilizante, o que confere às capas brilho e textura especiais.

Mata Sul – Esta região já chegou a produzir fumo de boa qualidade. Atualmente, os produtores locais vêm investindo na produção do cacau, mais rentável, e o cultivo do tabaco é praticamente inexpressivo.

Outras Variações – A variação Sumatra, mesmo não sendo uma planta nativa brasileira, também é cultivada no Brasil, na região da Mata Fina. O tabaco Sumatra é cultivado na sombra e embora tenha um sabor mais pobre e muito ácido, é conhecido por produzir lindas capas.

Um grande abraço e até a próxima.