Charutos com Xerez Charutos Cubanos Cohiba Harmonizações

Charuto Cohiba Maduro Genios com Sherry Gonzalez Byass Solera 1847 Oloroso

Charuto Cohiba Maduro Genios com Sherry Gonzalez Byass Solera 1847 Oloroso

Hoje estamos harmonizando este belíssimo charuto Cohiba com o Jerez (Sherry) espanhol da casa Gonzalez Byass, o Solera 1847.

Este Jerez vem diretamente da cidade de Jerez, na Andaluzia, e é da casa Gonzalez Byass, uma casa bem tradicional, fundada em 1835.

Charuto Cohiba Maduro Genios com Sherry Gonzalez Byass Solera 1847 Oloroso
Charuto Cohiba Maduro Genios com Sherry Gonzalez Byass Solera 1847 Oloroso

Este Solera 1847 é feito com a uva Palomino e é um Sherry Oloroso, de cor bem escura e bem doce, com graduação 18% e envelhecido por cerca de 9 anos.

Só para ilustrar, os sherries podem ser subdivididos em 3 variedades: seco, médio e oloroso. Este aqui é o oloroso: bem rico e bem doce, com um paladar bem aveludado que puxa ao figo seco. É um complemento perfeito para queijos e doces finos e com certeza, o que mais nos interessa: charutos.

A denominação Solera vem do fato que os barris são empilhados para envelhecer e justamente os barris mais antigos (na soleira) são os que produzem os vinhos mais nobres.

Para acompanhar um digestivo tão saboroso, escolhi nada mais nada menos que um Cohiba Maduro Genios. Este Cohiba eu estava guardando para uma ocasião especial e é uma verdadeira obra de arte, tem uma capa deslumbrante, escura e oleosa, mais escura que os cohibas normais por ser fermentada por 5 anos. Mas vamos acender logo esta jóia…

Logo nas primeira puxadas se sente a qualidade superior do tabaco, gorduroso, extremamente bem fermentado, com um sabor rico e encorpado mas com retrogosto leve e absolutamente nada de amargor.

Charuto Cohiba Maduro Genios
Charuto Cohiba Maduro Genios

No primeiro terço o charuto mostra pouco de elementos terrosos e especiarias e vai evoluindo, com um final ainda mais rico e complexo, com nuances de frutos secos, muito agradável.

São charutos como este Cohiba que me fazem reduzir as notas de outros charutos que sozinhos até se saem bem nas degustações, mas quando postos num comparativo parecem estar num patamar abaixo no quesito que mais importa, o sabor.

Veredito: Uma das harmonizações mais felizes deste blog. O Sherry é doce e perfumado e o charuto é deliciosamente intenso desde a primeira baforada. A queima precisou de alguns ajustes no inicio, mas seguiu bem até o final. O fluxo estava ótimo, as puxadas vinham com facilidade e produziam uma fumaça densa e cremosa, com um perfume quase que adocicado.

Para felicidade de todos, tanto o Sherry como o charuto podem ser encontrados no Brasil. O preço do Cohiba é um pouco salgado: em torno de 130 reais a unidade, e o Xerez custa 90 reais nas boas casas do Ramo.  Uma harmonização mais que recomendada. Espero que tenham gostado. Um abraço e até a próxima.

0 comentário em “Charuto Cohiba Maduro Genios com Sherry Gonzalez Byass Solera 1847 Oloroso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: