<< Voltar ao Blog

Charutos Long Filler, Medium Filler e Short Filler, qual a diferença?

Se você é um aficionado ou pelo menos um entusiasta por charutos como eu, já deve ter lido em algum lugar a expressão “charutos long filler”, ou ouvido de algum funcionário de tabacaria: este charuto é barato porque é short filler.

Afinal, o que significam estas expressões?

O termo “Filler” quer dizer recheio em inglês, assim, Long Filler é o charuto de recheio longo, ou seja, feito com um maço de folhas longas, ou folhas inteiras, como é costumeiramente dito nas tabacarias.

O charuto Short Filler é charuto de recheio curto, ou seja, de folhas curtas, ou de folhas picadas, como se diz no mercado.

Mais recentemente, criou-se uma terceira categoria intermediária: os charutos Medium Filler, ou recheio médio, que nada mais é que um Short Filler melhorado – um charuto com pedaços de folha.

Charutos Long Filler, Medium Filler e Short Filler

Qual a diferença prática destes tipos de charuto?

Os charutos Long Filler (ou tripa longa, como dizem os cubanos) são os charutos de primeira linha. Por utilizarem folhas inteiras em seu miolo são charutos mais saborosos, com nuances mais complexas, e também queimam mais lentamente, deixando o charuto menos amargo.

Os charutos Medium Filler e Short Filler são os charutos de segunda linha, geralmente feitos com o que sobra dos charutos de primeira linha. O fato de o recheio ser de fumo picado faz com que o charuto queime mais rapidamente e se aqueça em demasia, deixando-o mais amargo.

Para concluir, tanto os charutos “de folhas inteiras” e os “de fumo picado” proporcionam boas degustações. Diversos degustadores, e eu me incluo neste grupo, costumam ter em seus umidores alguns charutos Medium Fillers, mais baratos, feitos para uma degustação mais descompromissada, ou para aquela fumada mais rápida, que não comprometa o orçamento. O importante é garimpar o mercado para localizar algumas marcas que mesmo com baixo custo satisfaçam em temos de qualidade e sabor.

Espero que tenham gostado. Um abraço e até a próxima!