Charutos Brasileiros Damatta

Charuto Damatta Graduado

Charuto Damatta Graduado

Hoje vamos degustar mais um charuto brasileiro, o charuto Damatta Graduado.

Este charuto é o top de linha da casa de charutos Damatta, uma casa famosa por controlar todas as etapas de produção, desde a escolha das sementes até o produto final, em sua fazenda Campo Verde, em Cruz das Almas, no recôncavo baiano. Os charutos são produzidos por Genádio Borges, engenheiro agrônomo que trabalha há mais de 30 anos no desenvolvimento genético das sementes e nas técnica de cultivo.

Charuto Damatta Graduado
Charuto Damatta Graduado

O charuto é feito predominantemente com tabaco Matafina e Colorada (uma mistura genética das sementes criollo cubana e matafina) e são maturados por pelo menos 4 anos.

Charuto Damatta Graduado
Charuto Damatta Graduado

O Damatta Graduado é um charuto de bitola corona gorda, com uma capa mata fina marrom escuro fôsco, com alguns veios salientes mas nota-se que são bem compactos e cuidadosamente enrolados. O fluxo está na medida e o charuto queimou muito bem, mas as cinzas estavam um pouco quebradiças e nao passavam muito de 1,5 cm.

O charuto inicia com um sabor bem suave, com um fundo aromático de especiarias e um pouco de terra, bem saboroso, mas com uma ligeira irritação na garganta, o que me surpreendeu devido ao fabricante afirmar que o tabaco é maturado por 4 anos. A degustação evolui e o charuto ganha corpo no terço final e fica mais apimentado, mostrando uma personalidade mais marcante, mas a irritação na garganta diminuiu.

Veredito: Um bom charuto nacional, com bom fluxo e sabor que satisfaz. Dou uma nota 8,9 pelo pouco de irritação que apresentou, mas fora isso, muito saboroso e agradável.

Nota: 8,9
Bitola: Corona Gorda
Origem: Brasil
Vale o preço: Sim.
Voltaria a Comprar: Sim

4 comentários em “Charuto Damatta Graduado

  1. Fabrício Caseira

    Hoje comprei ele, por causa da sua sugestão ainda não degustei ele, estou esperando alguns dias na minha caixa, para deixar do jeito que eu gosto. Assim que degusta-lo vou dar minha impressão.

    Abraços.

  2. Israel Marnatti

    Qual a media de preços deste charutinho ?

  3. Experimentei esse ontem e achei uma delicia!!Degustei com um chá de frutas vermelhas com canela! muito bom!! A queima estava meio irregular mas com as cinzas firmes e chegou a um tamanho de 3,5 cm. O sabor do inicio bem suave com fumaças brancas e um aroma gostoso! O retro gosto médio de sabor cereja….. acho que devido a harmonização com o chá de frutas vermelhas!!! sempre acompanho seu canal no youtube e por aqui tbm !Showww!! Abração!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: