Charutos Hondurenhos Gran Honduras

Charuto Gran Honduras Criollo Gran Robusto

Charuto Gran Honduras Criollo Gran Robusto

Hoje vamos degustar o charuto Gran Honduras Criollo Gran Robusto.

Os charutos Gran Honduras, para quem quiser procurar mais informações na Internet, chamam-se Gran Habanos nos EUA e já gozam de certo prestígio lá fora, com boas avaliações em alguns sites estrangeiros.

Charuto Gran Honduras Criollo Gran Robusto
Charuto Gran Honduras Criollo Gran Robusto

Acho que, além dos Camacho, esta é a única marca de charutos hondurenhos disponível no Brasil e para quem quiser experimentar, ela tem um linha bem diversificada, a saber:

Gran Honduras Connecticut – são charutos com a capa clara connecticut, é a linha mais suave.
Gran Honduras Criollo – Esta é a linha do meio, com blend de fumos Criollo e Corojo, com sabor médio.
Gran Honduras Corojo – Esta é a linha com os charutos mais encorpados, com um blend de fumos Criollo e Corojo mas com predominância do fumo Corojo, que é mais apimentado e mais forte.
Gran Honduras 3 Siglos – Esta é uma linha mais sofisticada, com tabaco escuro e com tempo maior de maturação e por isso, mais suave.

Gran Honduras Cabinet Selection – Este são os charutos top da marca, com capas diferenciadas, num lindo tom achocolatado e são Box Pressed, ou seja, tem aspecto quadrado.

Este que vamos degustar é o da linha Criollo, a linha de força média.

O charuto, apesar de Hondurenho, tem uma linda capa vinda da Nicarágua, bem oleosa e perfumada. O blend do charuto é de fumos da Nicarágua, Honduras e Costa Rica.

Este é um bom charuto para os brasileiros terem noção dos charutos que os norte americanos estão acostumados a degustar. As grandes marcas que figuram entre as top da Cigar Aficionado, em sua maioria utilizam este tipo de blend de fumos da Nicarágua e Honduras, que são variações dos fumos Criollo e Corojo, originais de Cuba.

O resultado é um charuto de força média, ligeiramente apimentado, mas muito saboroso e muito agradável.

Charuto Gran Honduras Criollo Gran Robusto
Charuto Gran Honduras Criollo Gran Robusto

Este Gran Honduras Criollo Gran Robusto tem uma queima excelente, um fluxo muito bom e um sabor pronunciado, que puxa ao couro e a terra. O charuto inicia forte e apimentado, com um pouco de amargor na língua, mas logo estabiliza, numa degustação muito prazeirosa. O fato da bitola ser bem grossa e longa, permite uma degustação rica e complexa, com abundância de fumaça e um sabor bem acentuado, mas com um retrogosto agradável e quase nada de irritação na língua e garganta.

O veredito: um charuto com um sabor diferente, que os brasileiros, acostumados com charutos cubanos e nacionais, precisam experimentar. A linha Corojo é mais indicada para quem gosta de charutos mais encorpados, mas este da linha Criollo eu achei bem equilibrado e bem saboroso. Dou nota 9,2. Não tem a suavidade e as nuances do tabaco cubano, mas satisfaz com louvor.

Nota: 9,2
Bitola: Gran Robusto
Origem: Honduras
Vale o preço: Sim.
Voltaria a Comprar: Sim.

5 comentários em “Charuto Gran Honduras Criollo Gran Robusto

  1. N. Carrara

    Muito bom este charuto.
    Fumei e recomendo !

  2. Eduardo

    O grã honduras e muito bom, tem mesmo um sabor mais rustico se comparado aos cubanos, mas o grã experimentado em particular vale a pena!

    • Também o acho um bom charuto. Para voce ver o resultado do fumo corojo e criollo cubano plantado em outros países. Muda-se bem as características do tabaco alterando-se o terroir.

  3. anthony

    nao gostei desse charuto achei ele com muito fluxo e acho que vc nao consegue sentir os aromas, alem dele se quebrar conforme vai se queimando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: