Le Cigar

Charuto Le Cigar Robusto Capa Mata Fina

Charuto Le Cigar Robusto Capa Mata Fina

Hoje vamos degustar um charuto ameaçado de extinção, o charuto Le Cigar Robusto.

A fábrica Le Cigar já foi uma das fábricas de charutos brasileira que mais investiu em sua produção e em seu marketing, realizando diversos eventos e degustações, e obtendo reconhecimento poucos anos depois de sua inauguração, em 1998.

Charuto Le Cigar Robusto Capa Mata Fina
Charuto Le Cigar Robusto Capa Mata Fina

Para se ter uma idéia do sucesso destes charutos, o charuto Le Cigar Robusto chegou a ser avaliado como o melhor charuto nacional, em 2002, com matérias em diversas revistas, assinadas, inclusive, por um dos maiores especialistas em charutos do Brasil, César Adames.

Há alguns meses, a fábrica Le Cigar anunciou que fecharia suas portas, causando espanto e já uma certa nostalgia por parte dos aficionados brasileiros,

O charuto ainda é encontrado nas boas tabacarias e não se sabe com certeza se são de estoque antigo ou se a fábrica continua produzindo.

Eu comprei algumas petacas para deixar em meu umidor e separei este Robusto para a degustação de hoje.

Charuto Le Cigar Robusto Capa Mata Fina
Charuto Le Cigar Robusto Capa Mata Fina

O charuto tem uma capa escura com alguns veios aparentes mas a construção é boa, o perfume não está tão marcante como um charuto que vem acondicionado em caixas de madeira, mas é agradável.

O fluxo está bom e a fumaça vem com facilidade, logo no inicio se sente um tabaco bem suave, com notas de frutos secos, o sabor é agradável e o retrogosto é bem suave e não mostra irritação na garganta.

A degustação evolui e o charuto ganha um pouco mais de personalidade, mostrando um caráter levemente amadeirado e um sabor mais pronunciado. O blend de tabacos com predominância mata fina se mostrou bem aromático e bem suave no paladar.

Veredito: um charuto suave e agradável, com boa construção, fluxo bom e queima boa. Os aromas amadeirado e de frutos secos surpreenderam positivamente, deixando a degustação mais prazeirosa. Dou uma nota 8,9. Recomendável.

Nota: 8,9
Bitola: Robusto
Miolo: Long Filler
Origem: Brasil
Vale o preço: Sim
Voltaria a Comprar: Sim

8 comentários em “Charuto Le Cigar Robusto Capa Mata Fina

  1. Mourão

    Se for verdade que fecharam é uma pena.
    Infelizmente o mercado de charutos no Brasil é assim. Dificilmente uma marca dura tanto como a Menendez e Amerino. E mesmo a M&A enfrenta dificuldades. Outro dia vi uma entrevista do Sr. Amerino no youtube sobre a dificuldade de se vender charutos no país, e até mesmo de exportá-los …. o cara realmente é um héroi, faz o que faz por amor a cultura do Tabaco, porque $$$$ pra valer ele não vê kkk.
    Realmente não entendo por que as pessoas de um modo geral tem tanta restrição em relação aos charutos ……um hábito muito mais saudável que o da bebida (nada contra, tb bebo), mas que não emplaca.

    Temos de mudar isso.

  2. daniel muller

    Seria, realmente, uma pena. O le Cigar foi meu primeiro charuto (muito bom para quem está começando) e sempre tem vez nas rodadas de conversa no fim do dia.

  3. R.S.V Júnior

    Degustei um há poucos minutos. Capa clara, robusto. Muito gostoso, gostinho de nozes, pimenta preta e pouquinho de terra. Uma pena se fechou a fábrica. Deve ser por isso que o preço salgou um pouco. 😦

  4. Marcos Senise

    Gostaria de revender os charuto Le Cigar em Campo Grande/Ms

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: