Charutos Brasileiros Damatta

Charuto Damatta Robusto Capa Colorada

Charuto Damatta Robusto Capa Colorada

Hoje vamos degustar o charuto Damatta Robusto com a Capa Colorada.

Na degustação anterior do Damatta Graduado, já comentamos o fato da casa de charutos Damatta controlar todas as etapas da produção, do plantio à torcedura. Isso é realmente uma forma de cuidar para que o charuto saia exatamente como se queira, e no caso dos Damatta, cuida-se inclusive das sementes, que são variações híbridas da semente cubana com o tabaco nativo do Brasil, o tabaco mata fina.

Charuto Damatta Robusto Capa Colorada
Charuto Damatta Robusto Capa Colorada

Não sei ao certo o quanto de fumo colorado há neste charuto ou se apenas a capa é colorada, mas o sabor do charuto chama a atenção. Há uma certa “gordura”, uma oleosidade extra neste charuto, que normalmente só se sente nos charuto cubanos. O sabor tem força média, mas com bastante personalidade, e o palato fica ligeiramente “amanteigado” na degustação, com um retrogosto mais longo, muito saboroso.

O charuto está com boa queima e excelente fluxo. O sabor inicia bem pronunciado, com um fundo de café forte e uma leve picância na língua e suaviza no terço final mostrando ainda notas de pão tostado e um pouco de terra.

Charuto Damatta Robusto Capa Colorada
Charuto Damatta Robusto Capa Colorada

Um charuto muito saboroso. Confesso que este aqui me chamou mais a atenção que o Damatta Graduado. O perfume mais rico e o sabor mais pronunciado e gordo, com fundo de café me deixaram bem satisfeitos.

Veredito: um bom charuto nacional, redondo e suave ao paladar. Dou uma nota 9,0. Recomendado!

Obs: Se alguém da casa Damatta estiver lendo este blog, por favor escreva nos comentários mais informações quanto ao blend deste charuto – Se é mata fina e colorada ou se somente a capa é colorada.

5 comentários em “Charuto Damatta Robusto Capa Colorada

  1. Degustei ontem esse puro porém de capa escura e também fiquei impressionado com o sabor , fica muito evidente as notas de café e terra humida, a cinza é bem firme e clara o que da um contraste visual bem legal para o charuto. Também recomendo !

  2. Henrique

    Experimentei esse charuto e confesso que a princípio fiquei um pouco preocupado. A capa do meu exemplar estava oleosa, mas não muito bem construída, maio rústica na verdade. Mas ao acendê-lo, uma surpresa muito agradável. Fluxo solto, perfume agradável, queima uniforme, retrogosto muito suave. Um charuto realmente excelente com um custo fantástico. Lugar certo em meu umidor. Agradeço ao Blog a sugestão.

  3. Confrade São Lourenço

    Gostei muito. Há de se destacar o sabor delicioso e sua evolução. Harmonizei com café e ficou excelente. Junto ao Monte Pascoal Corona, ganhou lugar cativo em meu umidor Entre os nacionais.

  4. gosto muito desse charuto!!!! entrei em contato com eles e me deram essa explicação:

    As folhas dessa linha de charutos são resultado da mistura genética da semente Crioula cubana com a nossa semente Mata Fina,
    desenvolvida na própria fazenda.

    O resultado dessa mistura, é uma folha de capa mais clara, saborosa e suave, com a vantagem de não apresentar a acidez da capa Sumatra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: