Angelina Charutos Brasileiros Dannemann Don Porfírio Dona Flor Monte Pascoal

Qual o melhor charuto robusto nacional?

Qual o melhor charuto robusto nacional?

Convidamos nossos amigos confrades para mais um duelo de “titãs”. Qual o melhor robusto nacional da atualidade? Muitos confrades já têm suas preferências, mas será que elas resistem a um teste cego?

A cada avaliador foi dado 5 charutos numerados, sem as anilhas originais, com a missão de que fossem degustados naquela semana.

Qual o melhor charuto robusto nacional?
Qual o melhor charuto robusto nacional?

A escolha prévia dos charutos depois de muito debate, foi estabelecida entre os avaliadores: foram escolhidos os charutos que atualmente todos consideram como os de qualidade mais constante, sendo eles:  Dannemann Artist Line Robusto, Dona Flor Seleção Robusto, Monte Pascoal Robusto, Angelina Robusto e Don Porfírio Robusto.

Houveram algumas menções de se colocar outros charutos nesta lista, mas não houve consenso, então continuamos com apenas 5 indicados.

Segue o painel com as notas compiladas.

Avaliador1 Avaliador2 Avaliador3 Avaliador4 Avaliador5 Média
Dannemann AL Robusto

9,5

8,5

9,15

9,5

8,75

9,08

Dona Flor Seleção Robusto

8,5

9

9

9

9,25

8,95

Monte Pascoal Robusto

9

8,75

9,25

8,5

9

8,9

Don Porfírio Robusto

8,5

8,75

8

9,25

9,5

8,85

Angelina Robusto

8,5

9

8,5

9

9

8,80

Resultado final:

1º Lugar – Dannemann Artist Line Robusto
2º Lugar – Dona Flor Seleção Robusto
3º Lugar – Monte Pascoal Robusto
4º Lugar – Don Porfírio Robusto
5º Lugar – Angelina Robusto

Segue alguns comentários que tentamos resumir:

Avaliador 1 – Gostei de todos, mas o charuto 3 (Dannemann) tem uma pegada melhor. O número 2 (Monte Pascoal) também gostei bastante.

Avaliador 2 – Achei  o charuto 1 (Dona Flor) o mais saboroso.  Bem suave com fumaça abundante. O número 5 (Angelina) também gostei bastante.

Avaliador 3 – O número 2 (Monte Pascoal) foi o melhor, perfumado e muito saboroso. Meu voto vai para o número 2. O número 3 (Dannemann) é um segundo lugar, bem gostoso também.

Avaliador 4 – Voto no número 3 (Dannemann), gosto dos mais encorpados. Gostei também do número 4 (Don Porfírio), sabor bem agradável.

Avaliador 5 – Todos os charutos são muito agradáveis, mas gostei mais do número 4 (Don Porfírio) – bem pouco amargor e muito saboroso. O número 1 (Dona Flor) também agradou.

Qual o melhor charuto robusto nacional?
Qual o melhor charuto robusto nacional?

Comentários finais:

Não há nada mais honesto do que fumar um charuto sem anilha. Assim, o que conta verdadeiramente é o sabor. Não importa a embalagem ou se já lhe disseram que o charuto é bom. O que vale é o paladar, e os resultados mostram bem isso.  As notas foram bem variadas e quase houve um grande empate, foram as casas decimais que decidiram o campeão.

É impossível fazer um teste científico de qual o melhor charuto, pois há muitas questões subjetivas, como o gosto pessoal, o momento da degustação, a companhia…Tudo influi na avaliação. O que tentamos aqui é fazer uma sabatina com um grupo de amigos apreciadores, para gerar conteúdo para este blog e termos assunto para conversar. Lógico que houve quem não concordasse com o resultado, e as discussões foram bem acaloradas, mas os números não mentem.

Parabéns a Dannemann por ainda manter o título de melhor Robusto Nacional e parabéns a todas as fábricas de charutos por seus maravilhosos Robustos.

Um abraço e até a próxima.

6 comentários em “Qual o melhor charuto robusto nacional?

  1. Muito bacana a “qualificação” ! pro meu gosto pessoal, dos 5 avaliados, fico com a preferência do Dannemann, Monte Pascoal e Don Porfírio.

    • Caro Confrade. Todos os charutos listados são muito agradáveis. Ultimamente tenho degustado os charutos Monte Pascoal – que considero um dos melhores nacionais.
      Boas Baforadas.

  2. Caro Confrade-Mor,

    Nos final dest mês farei uma viagem pro sul da Bahia e esticarei até o Recôncavo justamente para olhar nossa indústria tabageira de perto! Minha primeira parada é São Félix onde conhecerei o Centro Cultural Dannemann. Pretendo também ir a Cruz das Almas mas estou preocupado pois apesar de saber qu existem muitas fábricas nesse cidade como por exemplo Angelina, Aristocratas, Caravelas, Da Matta, Monarcas ,Monte Pascoal e Terra de Vera Cruz receio não encontrar qualquer estrutura voltada para o turismo do fumo além da encontrada em São Féliz. O confrade pode me ajudar? Estas empresas parecem ainda estarem se arrastando em matéria de divulgação digital possivelmente pelo fato de ja terem um mercado consumidor estrangeiro consolidado…

    • Infelizmente já tentei uma busca na internet mas acabo sempre nas páginas de varejistas ou distribuidores. As fábricas são realmente dificeis de serem contactadas, mandei um email para um fabricante uma vez e não tive resposta. Desculpe nao ajudar mais.

  3. Na minha humilde opnião,dona flor não é melhor que o monte cristo…

    • Caro amigo, acho os dois charutos muito bons, o Dona Flor, por ser feito com fumo mata fina é mais suave, indicado para quem aprecia charutos suaves, já o Montecristo é feito com o tabaco cubano, mais rico e bem mais encorpado. São charutos diferentes, feitos com tabacos diferentes e com características diferente, mas todos têm seu valor! Bom mesmo é poder experimentar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: