Artigos Charutos Brasileiros Charutos Cubanos

Boveda – Sachês Umidificadores para Charutos

Boveda – Sachês Umidificadores para Charutos

Se você é um aficionado comum, como eu, e ainda não tem uma adega climatizada para charutos (que custam uma fortuna) deve considerar seriamente em aderir a estes sachês umidificadores, os famosos Bóveda.

Boveda – Sachês Umidificadores para Charutos
Boveda – Sachês Umidificadores para Charutos

O funcionamento é muito simples – e esta é a beleza do sistema – basta retirar o sachê do invólucro transparente e deixar dentro de sua caixa umidora, e esquecer. Os Bóvedas mantém a umidade do interior da caixa a 69%, 72% ou 75% – dependendo do modelo.

Eu sou o tipo de charuteiro que verifico a umidade de meu umidor apenas quando vou escolher um charuto e com os Bóveda meus charutos passaram a ficar tão macios e deliciosamente saborosos que agora não vivo sem.

O problema mais frequente não é a falta de umidade, que nunca deixo faltar, mas o excesso e a variação. Com o Bóveda, o meu higrômetro digital (que também recomendo fortemente que se tenha) fica cravado em torno de 70% e assim meus charutos tem o repouso que merecem, e estão sempre perfeitos para a degustação.

Cada sachê custa em média 19 Reais e conserva até 25 charutos por cerca de 3 meses, ou seja, é um investimento de mais ou menos 6,5 Reais por mês para não ter o aborrecimento de ficar colocando água no efusor toda semana.

Se você tiver um umidor muito grande, com mais de 30 charutos, o fabricante recomenda colocar mais de um sachê e importante: o sachê pode ficar em contato direto com os charutos que não há problema algum.

Os Bóvedas vêm em diferentes versões:

Boveda 65% – Para quem mora em regiões muito úmidas.
Boveda 69% – Para quem aprecia o charuto um pouco mais seco.
Boveda 72% – Esse é o que mais utilizo. Meu higrômetro fica marcando 70% de umidade (que é a umidade ideal).
Boveda 75% – O Fabricante afirma que é feito para caixas umidoras que não tem boa vedação.
Boveda 84% – Este é mais indicado para preparar os umidores para serem usados pela primeira vez, pois o cedro do interior da caixa irá absorver boa parte da umidade.

Boveda – Sachês Umidificadores para Charutos
Boveda – Sachês Umidificadores para Charutos

E quando saberei quando trocar o Boveda? Simples, ele ficará completamente duro, empedrado – é o sinal que toda a água do gel se foi e você pode descartá-lo. A duração média do Boveda aqui em casa é de 3 meses.

Se você nunca experimentou um Bóveda, não sabe o que está perdendo. Os Bovedas acabam com a variação excessiva de umidade que atrapalha a degustação. Toda vez que eu enchia o efusor de água, a umidade ia para a casa dos 80% e depois ia baixando até os 60, a vezes até 55%! Uma verdadeira agressão às minhas preciosidades.

Bem, fica aí a dica. Um abraço a todos e até a próxima.

16 comentários em “Boveda – Sachês Umidificadores para Charutos

  1. Felipe

    Boa dica! Meu umidor está com variações de umidade e sempre tive dúvidas sobre a utilização do Bóveda. Vou comprar um em breve.

    Grande abraço e parabéns pelo blog!

  2. Lucas Provenzano

    Nao conhecia o Bóveda. Meu umidor tem capacidade para 50 charutos, e esta quase sempre cheio. Uso dois efusores de água que nao mantém 70% de umidade, sendo que para isso preciso cobrir o úmidos com uma toalha úmida. Vou experimentar. Mas se eu colocar dois saches de bóvedas(indicado pelo fornecedor para umidores com mais de 30 charutos) devo retirar meus efusores ou devo manter?
    Valeu pela dica.

    Abraço

  3. Oliver

    Quanto aos Boveda, eles são relativamente fáceis de achar no exterior, e vale à pena comprar alguns. Algumas lojas aqui no Brasil também os vendem, mas, claro, o preço é mais alto, mas nada absurdo, como você mesmo mencionou.
    Com o passar do tempo e a troca de humidade entre o humidor e o Boveda ele vai ficando duro (creio que o que há dentro do Boveda vá cristalizando), facilitando saber quando é a hora da troca.

    Muito bacana seu site. Daria como sugestão fazer uma pequena seção com as diferenças entre os cubanos originais e os falsificados.

    Abraço

  4. Francisco

    Meu umidor esta com uma temperatura, conforme li, muito alta(26 graus), alguém tem alguma dica de como baixar a temperatura do umidor.
    Posso guardar meu umidor dentro de um climatizador de vinhos?

    • Caro amigo.
      Eu sugiro que você adquira um higrômetro para medir a umidade dentro da adega de vinhos. Se a umidade se mantiver perto dos 70%, pode colocar os charutos na adega sim. Se, a umidade não for tão boa – sugiro que coloque uma caixa umidora (que possua um efusor dentro) e ai sim coloque dentro da adega. Um forte abraço.

  5. Sebastião Jorge

    Srs. eu me iniciando neste processo de degustar charutos. Estou com 4 caixas de hondurenhos em casa e preciso muito saber onde comprar estes sachês aqui no Brasil. Alguém pode me passar esta informação?

  6. Caro amigo, muito obrigado pelas dicas. Consegui controlar bem a umidade…. porém com este calor que faz em SP, não consigo baixar a temperatura. Tem alguma dica??

    • Para quem tem adega de vinhos, coloque uma caixa umidora fina dentro da adega, pra quem nāo tem adega, não tem o que fazer, apenas descobrir o ponto mais frio da casa.

      • Sebastião Jorge

        Também é importante, se manter os charutos na adega, retirá-los uns 20 minutos antes de acendê-los para que a temperatura baixa não interfira na sua queima.

  7. PHRIOS

    Boa tarde.Tenho uma caixa umidora para 50 charutos.Hoje ela se encontra com aproximadamente 40.Para aferição eu possuo um higrômetro manual que marca 60% e um digital que acusa 57% em média.Para umidicar a caixa coloquei 2(duas) bovedas de 72% cada mais água no efusor.Minha caixa é bem cosntituida comprada de um artesão que as vende para muitas charutarias no Brasil.Minha pergunta é:O que preciso para deixar a umidade interna na casa dos 72%?

    Grato a quem puder me ajudar.

    • Caro confrade. Primeiro, verifique se seu higrometro digital está marcando corretamente a umidade. Coloque o boveda e o higrometro num tupperware fechado e verifique se o higrometro marca exatamente o que o boveda indica. Depois, tire os charutos da caixa e passe um pano umido em todo o interior da caixa, coloque os charutos de volta e os bovedas e deixe a caixa fechada. Estranho a umidade estar baixa mesmo com 2 bovedas. Espero ter ajudado. Boas baforadas.

  8. Pingback: Meu primeiro humidor – Argumentum Ad Computum

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: