Charutos Brasileiros Charutos com Cerveja Damatta

Charuto Damatta Robusto com cerveja Colorado Indica

Charuto Damatta Robusto com cerveja Colorado Indica

Aproveitando as temperaturas mais altas que vêm fazendo, resolvemos fazer mais uma harmonização de cerveja com charuto.

Charuto Damatta Robusto com cerveja Colorado Indica
Charuto Damatta Robusto com cerveja Colorado Indica

A cerveja escolhida foi a cerveja nacional Colorado Indica, uma cerveja do tipo India Pale Ale (IPA), um tipo de cerveja de alta fermentação com grau alcoólico mais alto e sabor mais encorpado, que ainda tem a peculiaridade de levar rapadura em sua confecção, o que confere um leve tom adocicado, perfeito para harmonizar com charutos.

A harmonização escolhida foi o charuto Damatta Robusto com a capa Clara (Colorada), um charuto que costuma frequentar meu umidor por seu custo / benefício. Um charuto bem saboroso, com uma excelente construção e sabor de força média,  deve ser, com certeza,  uma boa combinação com esta cerveja.

Mas vamos servir os convidados.

A cerveja, de coloração mais escura, tem um fundo bem definido de malte e caramelo, com um leve amargor de fundo – bem saboroso. O charuto está com tiro fácil, com abundância de fumaça e um perfume bem agradável de noz-moscada e notas de couro, e um retrogosto leve, ligeiramente amanteigado, muito agradável.

Charuto Damatta Robusto com cerveja Colorado Indica
Charuto Damatta Robusto com cerveja Colorado Indica

O leve adocicado da cerveja complementa muito bem o charuto, deixando uma leve impressão no paladar e deixando as baforadas ainda mais prazeirosas. Uma harmonização bem brasileira e muito recomendável. Parabéns a fábrica da Colorado, em Ribeirão Preto, por essa cerveja deliciosa, e à casa Damatta por esse delicioso charuto. Um grande abraço e até a próxima.

15 comentários em “Charuto Damatta Robusto com cerveja Colorado Indica

  1. Bela harmonização, sou de Ribeirão Preto trabalho com cervejas especiais e sou apaixonado por charutos, fique contente de ver esse post, precisando de alguma Colorado é só falar.

    Abraço

  2. Wilson Dantas de Araujo

    Belíssima dica! Normalmente faço a harmonização com destilados, vinho do porto ou café. Hoje no fim da tarde fumarei um Damatta com esta cerveja!

  3. Thomás

    Bela dica. Já degusto charutos há um tempo e ainda não conhecia o site.. Muito bom! Como contribuição, indico uma harmonização bem interessante de algumas semanas atrás: cerveja Paulaner Salvator com o charuto Trinidad Reyes. Um belo casamento. Apenas uma curiosidade: de onde é? Caso haja uma confraria por perto, seria interessante conhecer outros degustadores e apreciadores. Grande abraço.

    • Olhe, fiquei com água na boca. Adoro os Trinidad e adoro boas cervejas! Quanto às confrarias: hoje infelizmente não conheço mais nenhuma que se reúna com frequência. Se algum leitor souber de alguma, aproveite e poste aqui. Forte abraço!

  4. Raphael

    Ótima dica!! Achei legal a foto feita também, com qual câmera voce fez essa belíssima fotografia?

  5. Excelente harmonização ! Existe uma confraria que se reune todas as terças-feiras no no bar Ilha das Flores – http://www.barilhadasflores.com.br – R. dos Curumins, 5 – Sao Paulo, SP. Fica próximo a Cidade Jardim.

  6. Mourão

    Fiquei impressionado com a construção desse charuto, comprei 13 deles em uma promoção da tabacaria que frequento, já fumei quase todos e até agora nenhuma variação no sabor ou no tiro.

    É um charuto suave para o dia a dia!

  7. Estou tentado a fazer essa harmonizacao. Comecei a desgustar charutos a pouco tempo e o primeiro que provei foi o Guantanamera em seguida comprei kits compostos por Hoyo de Monterrey, Quintero, Fonseca Delicias, Romeo y Julieta e o que mais gostei, Partagas Super. Recentemente comprei uma caixa com 25 unidades do Partagas Super. Começei a harmonizar com Whisky preferencialmente Chivas 12 anos, mas por minha regiao ser muito quente começei a degustar como cervejas especiais e, para mim, descobri duas harmonizações perfeitas. Partagas Super com a cerveja espanhola Reserva Especial 1906 e Partagas Super com a cerveja Baden Baden Red Ale.
    Não falarei dos sabores pois o post é de outra harmonização, mas fica a dica da, que para mim, são maravilhosos sabores.

  8. Israel Marnatti

    Qual a media de preço do charutinho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: