Oliva Outros Países

Charuto Oliva Serie V Double Robusto

Charuto Oliva Serie V Double Robusto

Hoje vamos degustar mais um charuto que é considerado um dos tops do mercado americano, o charuto nicaraguense Oliva Serie V Double Robusto. Esta marca de charutos já figurou entre os 25 melhores da revista Cigar Aficionado em três anos diferentes, com algumas bitolas recebendo notas nas casas dos 94 pontos!

Charuto Oliva Serie V Double Robusto
Charuto Oliva Serie V Double Robusto

Tanto a capa e o miolo são cultivado na Nicarágua, que aliás, é hoje em dia, o segundo maior produtor de charutos do mundo (fonte: Cigar Association of America), com exportação de mais de 70 milhões de charutos em 2011.

Toda essa introdução apenas para dizer que a Nicarágua está produzindo charutos de primeira qualidade e que para muitos americanos, inclusive para a revista Cigar Aficionado, o charuto rivaliza em pé de igualdade com muitos cubanos, o que em minha modesta opinião é um pouco de exagero.

Mas vamos acendê-lo para poder comentar.

O charuto tem uma apresentação impecável, com uma bela capa Habano Sun Grown num tom marrom escuro, bem lisa e bem perfumada, o charuto está bem sólido e a anilha é muito bonita –neste quesito, os americanos são fantásticos.

Charuto Oliva Serie V Double Robusto
Charuto Oliva Serie V Double Robusto

O tiro está bem solto e o charuto queima com perfeição, liberando um sabor rico e encorpado, com notas de café e um final de chocolate. O retrogosto é bem suave, com boa acidez, mas eu notei uma leve irritação na garganta, o que atrapalha um pouco a degustação.

O tabaco é forte e saboroso, e o charuto chega ao final do primeiro terço com bastante personalidade – dá pra sentir o punch do tabaco –  a fumaça é densa e cremosa, mas a leve irritação ainda persiste.

Estou chegando ao terço final e o charuto suavizou um pouco. O blend é encorpado e poderoso, mas não encantou. O tabaco é saboroso mas não desce  “redondo”, por assim dizer.

Vamos ao veredito: um charuto agradável, com sabor marcante, mas não tão “macio”. Quem degusta um bom Cohiba, ou um bom Partagas, sente a força do tabaco mas se encanta com a maciez da degustação, que deixa o paladar levemente amanteigado, por isso vou dar uma nota 9,0. É um bom charuto, mas não se compara as grandes marcas cubanas.

Um abraço a todos e até a próxima.

2 comentários em “Charuto Oliva Serie V Double Robusto

  1. thiago

    Prezado Confrade,

    Aonde adquiriu este exemplar?
    Abraços e parabéns pela diversificação na eleição dos exemplares degustados!

    • Caro Amigo.
      Infelizmente esse charuto só mesmo comprando diretamente nos Estados Unidos. Eu comprei este na tabacaria Barclay Rex, em Nova York. Forte abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: