Hoje reunimos nossos confrades para chegarmos num consenso sobre qual o melhor charuto para se iniciar nesta nobre e tão saborosa arte que é degustar um bom charuto.

Alguns confrades chegaram a sugerir os famosos Phillies Titan – charutos americanos, bem baratinhos, feitos de papel homogeneizado com sabor de chocolate, mas resolvemos pular esta etapa, ainda que válida, e partir direto para os charutos Premium, para que o iniciante tenha uma experiência mais completa e não desanime antes mesmo de começar.

Charutos Para Iniciantes

Charutos Para Iniciantes

A regra geral, que todos concordaram, foi que, para começar a fumar, por assim dizer, o iniciante deveria optar por um charuto mais suave, e por isso uma boa indicação seria um bom charuto nacional, pela própria característica do tabaco mata fina, que é mais leve na garganta, ou um charuto dominicano, que também não é forte, ou se quisesse experimentar um cubano, que escolhesse o mais suave possível.

Bem, chegamos então a algumas indicações para diversos bolsos.

Charuto Monte Pascoal Corona – Um charuto nacional, de bitola fina com um sabor bem suave, que garantirá uma degustação saborosa por cerca de 40 minutos sem amargar e sem irritar a garganta, e o novato irá gastar cerca de 16 Reais.

Charuto Dona Flor Seleção Robusto – Mais uma indicação nacional, desta vez na bitola Robusto, que é um pouco mais grossa e que já proporciona uma degustação mais plena, cheia de nuances e cheia de sabor. Por ser um charuto nacional, pode-se recomendá-lo para um neófito por ser um charuto bastante suave. Este charuto custa cerca de 22 Reais.

Charuto Romeu e Julieta Coronitas en Cedro – Esse cubano é um grande sucesso de vendas, talvez por ser uma ótima indicação para iniciantes. É um charuto Long Filler, ou seja, feito com um maço de folhas inteiras, o que garante uma queima lenta e cheia de sabor, sem ser pesado nem “derrubar” o degustador com o tabaco cubano, que pela própria característica do fumo, é um pouco mais encorpado. Este charuto custa cerca de 20 Reais.

Charuto Hoyo de Monterrey Palmas Extras – A marca Hoyo de Monterrey é a marca cubana com o tabaco mais suave que se pode encontrar. O charuto é fino e comprido e garante uma degustação bastante prazeirosa por cerca de 40 minutos ou mais, sem amargar e sem irritar a garganta. Este charuto custa cerca de 20 Reais.

Charutos Para Iniciantes

Charutos Para Iniciantes

 

 

Agora, se você já degustou alguns charutos com os amigos e já se considera “iniciado” na arte, segue algumas sugestões mais “poderosas”, mas ainda assim, não tão encorpadas.

Charuto Montecristo No 4 – Esta é uma verdadeira jóia cubana. Um charuto de primeira linha, absolutamente fantástico, com o máximo de sabor que o tabaco cubano pode oferecer mas ainda numa bitola fina que irá proporcionar uma degustação cheia de prazer e cheia de nuances, sem “assustar” o degustador. Este charuto custa cerca de 35 Reais, e é o charuto cubano mais vendido no mundo.

Charuto Hoyo de Monterrey Epicure No 2 – Novamente a marca Hoyo de Monterrey, a mais suave das marcas cubanas, mas agora numa bitola grossa. Um charuto para chamar os amigos para aquela roda de poker e fazer bastante fumaça. Nota 10 em sabor e nota 10 em abundância de fumaça. Mais que recomendado para um recém iniciado. Este charuto custa cerca de 45 Reais numa boa tabacaria.

Charuto Romeu e Julieta Short Churchill – Um charuto excepcional, cheio de perfume e sabor, para uma degustação rica e cheia de nuances, com um tabaco de força média, que satisfaz do início ao fim, sem sobrecarregar demais o degustador. Este charuto dá água na boca só de sentir o perfume ao abrir a caixa, e se o neófito terminar o charuto sem se sentir “mareado”, já pode se considerar um “iniciado” e arriscar tabacos mais encorpados como o famoso Partagas D4 ou até, quem sabe um Bolivar. Este charuto custa cerca de 45 Reais.

Espero que tenham gostado. Um forte abraço e boas baforadas.

Ps: Nossos agradecimentos à Tabacaria Nacional.

Anúncios