Charutos Brasileiros Charutos Cubanos

Charutos para iniciantes – Qual o melhor charuto para se aprender a fumar

Charutos Para Iniciantes

Hoje reunimos nossos confrades para chegarmos num consenso sobre qual o melhor charuto para se iniciar nesta nobre e tão saborosa arte que é degustar um bom charuto.

Alguns confrades chegaram a sugerir os famosos Phillies Titan – charutos americanos, bem baratinhos, feitos de papel homogeneizado com sabor de chocolate, mas resolvemos pular esta etapa, ainda que válida, e partir direto para os charutos Premium, para que o iniciante tenha uma experiência mais completa e não desanime antes mesmo de começar.

Charutos Para Iniciantes
Charutos Para Iniciantes

A regra geral, que todos concordaram, foi que, para começar a fumar, por assim dizer, o iniciante deveria optar por um charuto mais suave, e por isso uma boa indicação seria um bom charuto nacional, pela própria característica do tabaco mata fina, que é mais leve na garganta, ou um charuto dominicano, que também não é forte, ou se quisesse experimentar um cubano, que escolhesse o mais suave possível.

Bem, chegamos então a algumas indicações para diversos bolsos.

Charuto Monte Pascoal Corona – Um charuto nacional, de bitola fina com um sabor bem suave, que garantirá uma degustação saborosa por cerca de 40 minutos sem amargar e sem irritar a garganta, e o novato irá gastar cerca de 16 Reais.

Charuto Dona Flor Seleção Robusto – Mais uma indicação nacional, desta vez na bitola Robusto, que é um pouco mais grossa e que já proporciona uma degustação mais plena, cheia de nuances e cheia de sabor. Por ser um charuto nacional, pode-se recomendá-lo para um neófito por ser um charuto bastante suave. Este charuto custa cerca de 22 Reais.

Charuto Romeu e Julieta Coronitas en Cedro – Esse cubano é um grande sucesso de vendas, talvez por ser uma ótima indicação para iniciantes. É um charuto Long Filler, ou seja, feito com um maço de folhas inteiras, o que garante uma queima lenta e cheia de sabor, sem ser pesado nem “derrubar” o degustador com o tabaco cubano, que pela própria característica do fumo, é um pouco mais encorpado. Este charuto custa cerca de 20 Reais.

Charuto Hoyo de Monterrey Palmas Extras – A marca Hoyo de Monterrey é a marca cubana com o tabaco mais suave que se pode encontrar. O charuto é fino e comprido e garante uma degustação bastante prazeirosa por cerca de 40 minutos ou mais, sem amargar e sem irritar a garganta. Este charuto custa cerca de 20 Reais.

Charutos Para Iniciantes
Charutos Para Iniciantes

 

 

Agora, se você já degustou alguns charutos com os amigos e já se considera “iniciado” na arte, segue algumas sugestões mais “poderosas”, mas ainda assim, não tão encorpadas.

Charuto Montecristo No 4 – Esta é uma verdadeira jóia cubana. Um charuto de primeira linha, absolutamente fantástico, com o máximo de sabor que o tabaco cubano pode oferecer mas ainda numa bitola fina que irá proporcionar uma degustação cheia de prazer e cheia de nuances, sem “assustar” o degustador. Este charuto custa cerca de 35 Reais, e é o charuto cubano mais vendido no mundo.

Charuto Hoyo de Monterrey Epicure No 2 – Novamente a marca Hoyo de Monterrey, a mais suave das marcas cubanas, mas agora numa bitola grossa. Um charuto para chamar os amigos para aquela roda de poker e fazer bastante fumaça. Nota 10 em sabor e nota 10 em abundância de fumaça. Mais que recomendado para um recém iniciado. Este charuto custa cerca de 45 Reais numa boa tabacaria.

Charuto Romeu e Julieta Short Churchill – Um charuto excepcional, cheio de perfume e sabor, para uma degustação rica e cheia de nuances, com um tabaco de força média, que satisfaz do início ao fim, sem sobrecarregar demais o degustador. Este charuto dá água na boca só de sentir o perfume ao abrir a caixa, e se o neófito terminar o charuto sem se sentir “mareado”, já pode se considerar um “iniciado” e arriscar tabacos mais encorpados como o famoso Partagas D4 ou até, quem sabe um Bolivar. Este charuto custa cerca de 45 Reais.

Espero que tenham gostado. Um forte abraço e boas baforadas.

Ps: Nossos agradecimentos à Tabacaria Nacional.

86 comentários em “Charutos para iniciantes – Qual o melhor charuto para se aprender a fumar

  1. Felipe

    Obrigado, agradeço a informação prestada, e agora vou seguir esta dica e experimentar alguns desses charutos que ainda não provei, a cada dia fico mais entusiasmado com os charutos que me proporcionam momentos de prazer juntamente com uma boa partida de canastra.

  2. Gustavo Braz

    Tenho degustado o Hoyo palmas extra e o Romeo mille fleur, ambos fantásticos. Parabéns pelo site.

  3. daniel muller

    Parabéns pelo blog e pelas dicas! temos pouca informação sobre charutos em nossa língua, meus parabéns!

  4. anderson

    Muito bom o trabalho de vocês.
    Sou iniciante esta arte. O Hoyo de Monterrey Palmas extras e absolutamente fantástico.

  5. Carlos Rodrigues

    Estou iniciando na arte da degustação e gostaria de saber a opinião de vocês em relação ao H. Upmann Half Corona.

  6. Felipe

    Obrigado pelas orientações. Sou novato na arte de degustar charutos, e já pude aprender bastante com o site todo. Sem dúvida, um site essencial para todos os brasileiros que se aventuram na degustação de charutos. Obrigado pelas dicas e muito sucesso para o site e para todos que contribuem com ele.

  7. Vcs não sabem quem vendem o charuto Gurka aqui em sp?Vi um no youtube e fiquei com agua na boca…..Já provaram algum Gurka?

    E qual o charuto mais saboroso que vcs recomendam?

    • Infelizmente não conheço lugar onde vende este charuto no Brasil, só comprando lá fora mesmo.

      Eu provei um Gurkha recentemente e o achei bom, mas apenas bom, nada de espetacular. Mas não se baseie em minha opinião pois precisaria experimentar mais unidades para emitir um veredito mais preciso. Quem já tiver provado e quiser postar aqui suas impressões, ficamos no aguardo. Forte abraço.

  8. Muito bom artigo. Como estudante universitário e apreciador de charutos, boa parte deles é um pouco inacessível para mim, infelizmente. O melhor dentro da minha possibilidade é o Leite e Alves, mas com as dicas do site, espero experimentar um Dona Flor assim que possível.

    • Dica de baixo custo é o charuto Dannemann Sem Nome, um charuto da fábrica Dannemann, só que bem mais barato! Experimente!

      • anderson

        danneman sem nome esse eu indico é um bom charuto para baforadas sem compromisso.

  9. Fernando

    Estou começando e pensei e comprar esse combo que vi. O que me dizem?
    1 Angelina Corona
    1 Dom Quixote Corona
    1 Sandes Corona MF
    1 Terra de Vera Cruz Corona
    1 Jose Piedra Cremas
    1 Quintero Brevas
    1 Fonseca Delícias
    1 Quorum Tres Petit Corona
    1 Don Fernando Petit Corona
    1 Villiger nr.7

    • Esse é o combo da Tabacaria Nacional. Excelente opção para iniciar na arte sem gastar muito! Eu conheço outros combos da casa onde se gasta um pouco mais e se leva charutos ainda melhores, assunte lá com eles! Boas baforadas!

  10. Daniel

    Sou iniciante em charutos, bem iniciante, fumei muito pouco até o momento, mas tenho pesquisado bastante e a curiosidade não acompanha o consumo.

    Retornando de viagem mês passado comprei uma caixa com 5 robustos (Selección Robustos – Cohiba, Montecristo, Romeu, Partagas e Hoyo). Estou curiosíssimo para degustá-los, mas estou na dúvida por qual começar e com um pouco de receio para não ser “derrubado” por eles.

    Em resumo, você indica eles a um iniciante? Em qual ordem acha que devo consumí-los? Tenho um bom paladar para as notas (acho), adquirido pelo hábito do vinho, mas ainda assim há o receio.

    Obrigado e parabéns pelo site e pelos vídeos. Estão excelentes.
    abs

    • Caro confrade, os charutos adquiridos são todos de primeira linha. Acho que você deveria começar com o Hoyo de Monterrey, depois comprar mais alguns charutos suaves, como os Nacionais, por exemplo, e depois partir para os outros charutos do seu combo, para que não se assuste com a força do tabaco cubano! De qualquer forma, boas baforadas!

  11. Rodrigo

    Boa noite, primeiramente parabéns pelo site…embora ja tenha degustado alguns charutos ainda me considero iniciante, alguns charutos que ja degustei foram( alonso menendes churchill e robusto, dona flor seleção, puro mata fina e gran corona, daneman artist line robusto, monte pascoal robusto, romeu y julieta coronitas em cedro, mille fleurs e wide churchill, hoyo de monterrey epicure especial, h.upmann half corona e bolivar redentor…neste último me senti mau como se estivesse de ressaca…será que ja dá para encarar charutos das marcas monte cristo e partagas ? e por quais charutos de cada nmarca devo começar? desde já obrigado.
    ps: prefiro os robustos ou charutos com bitolas mais grossas e um pouco mais cumpridos.

  12. Humberto Sampaio Neto

    Olá amigos. Muito bom o artigo. Eu gostaria de acrescentar uma discussão aqui. Ainda pertinente aos iniciantes e relacionado a uma prática muito comum aqui no Brasil que é falsificação de produto. Eu pergunto isso, pois, sou aqui da Bahia. É só procurar aqui mesmo no blog e vai ser fácil constatar que o estado produz e já foi o maior exportador de charutos do Brasil, no entanto eu tenho que recorrer a São Paulo para comprar um produto mais barato. Particularmente gosto do Alonso Menendez e do Talvis Robusto Premium. Para se ter uma ideia a diferença de preço (Entre Bahia e São Paulo) é da ordem de 150%, uma afronta ao consumidor. Eu questionei à vendedora aqui na Bahia, porque São Paulo consegue vender o produto bem mais barato que nós, produtores. Ela não conseguiu me responder, mas deixou no ar a questão da falsificação. É possível identificar um produto falsificado se comparado ao original?

    Um abraço a todos.

    • Olhe amigo. Difícil responder com exatidão esta questão do porque dos charutos nacionais serem mais baratos nas grandes capitais. Talvez seja o tamanho das tabacarias que, por comprarem mais, tenham descontos maiores, acho eu. E quanto a falsificação, você deve estar se referindo aos charuto cubanos, não? Pois acho dificil alguem falsificar charutos nacionais, devido ao baixo valor, o que se falsificam sim são os cubanos, devido aos preços elevados. Para se identificar uma falsificação de um charuto cubano, basta colocar o numero do código de barras que vem na caixa do charuto no site http://www.habanos.com que o site indica se o charuto é falso ou não.

  13. Weslley Mendonça

    Seguindo a dica de vocês fiz a aquisição dos modelos citados acima, atr agora so degustei o monte cristo n.4. Muito bom! Agora preciso me decidir qual sera o próximo rs
    Uma curiosidade, vocês que ja conhecem esse mundo doa charutos a bastante tempo, qual a frequência que geralmente vocês degustam charutos?

  14. Rodolfo Oliveira

    Boa tarde, primeiramente parabéns pelo site foi muito útil para eu iniciar na arte da degustação mas como ainda sou um iniciante venho pedir seu “review” sobre um charuto habano que comprei para presentear meu irmão que chegará de viagem agora dia 06/12, a marca é Guantanamera a princípio fui a loja para pocurar os charutos indicados pelo site mas o máximo que econtrei (de baixo custos) foram os “Dona Flor” quase que equiparados aos habanos no que diz respeito ao valor, por indicação da vendedora (não sei se fiz certo kkk) peguei os cubanos que forá citados e justamento por falta de experiência para fazer uma avaliação precisa fico no aguardo da resposta.

    Grande abraço e boas baforadas!

    • Caro amigo vamos ver com os avaliadores da possibilidade de fazer este review. O maior problema do charuto Guantanamera é que muitas vezes ele é armazenado fora dos umidores, em bancas de jornal ou tabacarias de posto de gasolina, e aí ele fica completamente seco e sem sabor. Se for bem armazenado, ele é um charuto simples mas que dá para ser degustado.

  15. Breno Morais

    gostaria que vocês me falassem algo sobre o charuto Vicente Pinzón… pq confesso que comprei 2… porem o sabor era “IGUAL” sem tirar nem por… de um cigarro comum que se compra em uma banca… porém de tamanho gigante… gostaria de saber de vocês se realmente os charutos em GERAL… tem um sabor MUITO parecido com os cigarros? pois tudo que escutei sobre charutos, é que tinha um gosto muito diferente dos cigarros, porém comecei a fumar charutos, e já tive uma decepção… desde já agradeço a atenção…

    • Caro amigo, confesso que nunca degustei um charuto desta marca, mas antes de desistir dos charutos, tente ir numa boa tabacaria, onde os charutos são armazenados corretamente e peça uma boa indicação, tenho certeza que se experimentar um charuto premium, bem conservado, vai mudar o seu conceito de charutos!

      • Pois é, segui seu conselho, degustei um Alonso Menendez corona, e um dona flor corona, e que maravilha de degustação, a primeira vez ninguém esquece, mas minha segunda e terceira foram bem mais felizes kkk… Hoje já degustei um bocado, meu preferido por enquanto é o Dona Flor seleção robusto, mas confesso que ainda tinha guardado um do tal “Vicente Pinzón” que tinha comprado antes, e lhe dei mais uma chance, e foi uma boa surpresa, pois foi bem feliz, até senti notas de couro e madeira, se trata de um long filler, handmade, com um fluxo bom, porém bem rustico, com uma queima bem irregular, mas quando não se quer/pode gastar muito, é uma boa pedida. Abraços e boas baforadas meus confrades e continuem com este trabalho de divulgação e apoio a confraria, estão de parabéns.

      • Obrigado confrade! Boas baforadas!

  16. Rafael Henrique

    Tenho vontade de iniciar na arte de degustar charutos mas ao mesmo tempo tenho um pouco de receio por causa que é um produto nocivo à saúde. Quantos charutos vocês indicam uma pessoa fumar por semana para manter sua saúde intacta ?

  17. Gostaria de entrar na arte de degustar charutos mas tenho muito receio pois é um produto nocivo à saúde. Qual o máximo de charutos que devemos fumar por dia para mantermos a saúde intacta?

    • Caro amigo, em nosso grupo de amigos degustadoress, temos diversos médicos apreciadores de um bom charuto e mesmo eles sabem dos riscos inerentes a esta arte, o que se pode fazer é administrar este risco, explicando melhor, é como o álcool, se beber todos os dias, seu fígado vai pro vinagre, mas uma cervejinha socialmente é bastante inofensivo. Se você perguntasse para um médico xiita ele diria que seguro mesmo é não fumar nada, não beber nada e não comer bacon, leitão, calabresa, mas então, pra que viver se não se pode fazer o que se gosta? Forte abraço.

  18. caros confrades, fui em uma loja de artigos religiosos ( de hunbanda) e comprei um charuto da marca Bahiano (com H) extra, de 1real mas pra mim é cigarrilha, é de fumó picado parecia um cigarro, estava seco mas botei em um úmidor improvisado, fumei ele não tem muito gosto nem evolução mas com café ficou bom, no final melei ele com café e ficou bom, nada mais , mas oque se esperar de um charuto de 1real né? kkk com certeza comprarei mais para fumadas caretas, é bem melhor que cigarro , demorou pouco pra acabar queimei até a bituca, muito pouco apimentado e nada de amargor

  19. nota = foi meu primeiro e não morri por fumar só porque é barato de 1 real , quem tá afim msm não tem frescura , tabaco é tabaco , tanto faz começar pelo ruim ou pelo bom se o cara estiver interessado em charuto, mesmo ele odiando o de 1 real ele procura outros não tem essa de trauminha de primeira vez ruim não , boiolagem de que só fumo cubano , não tomo cachaça, só uísque, tem muita cachaça premium que bate qualquer red, blue, pink bandeira gay label aí

  20. amigos estava estressado e comprei um charuto Bom baiano especial, de 1.50 gostei bastante dele no começo foi normal mas no finalzinho do segundo terço ficou ótimo bem apimentado, muito bom recomendo ele

  21. Leonardo

    Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelo excelente blog!!
    Bom , gostaria de saber se existe um forma de identificar a força de um charuto sem experimenta-lo, pois estou iniciando na arte de degustar charutos e gostaria de degustar charutos mais suaves pra médios.
    Existe algo que indique a força do charuto?
    Obrigado. Forte Abraço.

    • Visualmente não há como identificar a fortaleza de um charuto, uma vez que as vezes até charutos muito escuros são suaves ao paladar. O que se segue é a indicação do fabricante do charuto, que já indica que o blend do charuto é forte ou suave.

      Os charutos nacionais, pelo tipo de tabaco, costumam ser mais suaves que os cubanos, então você poderia começar experimentando algumas marcas nacionais…. e cubanos, eu recomendaria as marcas Romeu e Julieta e Hoyo de Monterrey, de preferência os charutos de bitola mais fina como o Romeu Mille Fleur ou o Hoyo Palmas Extras.

  22. Leonardo

    Caros confrades, primeiramente gostaria de parabenizar-los pelo excelente blog e é de grande ajuda pra mim e muitos outros.
    Bom, gostaria de saber se existe uma forma de identificar a força de um charuto, algo que indique qual seria a força dele, sou iniciante nesta arte e gostaria de pegar apenas charutos de leve á média força.
    Obrigado. Um forte abraço.

    • Visualmente não há como identificar a fortaleza de um charuto, uma vez que as vezes até charutos muito escuros são suaves ao paladar. O que se segue é a indicação do fabricante do charuto, que já indica que o blend do charuto é forte ou suave. Boas baforadas.

  23. Fernando

    Caros confrades. Sou iniciante na arte de fumar charutos. Fui fumante de cigaros por 36 anos, uma media de um maço por dia. A um mes parei de fumar e começei a degustar charutos sem muita experiencia! a vantagem é que no caso dos charutos eu estou conseguindo degustalos apenas quanto tomo uma cervejinha, ou seja, duas vezes por semana, dois charutos por semana. Estou gostando muito. Ainda não consegui decidir, efetivamente, na escolha do melhor charuto. Pesquisei algumas marcas e preços. Evidente que se manter num Cohiba é dificil, ninguem, ou pelo menos eu, não aguento. O primeiro que degustei foi um Vicente Pignom, custou R$16,00 cada. Ja degustei 4. Hoje recebi uma remessa que comprei do Charuto Talvis Rothschild Premuim. alguem conhece?

    • Um charuto razoável, com sabor agradável. O controle de qualidade é um pouco falho, pois já peguei alguns charutos com pequenos defeitos, mas no geral, um bom charuto.

      • rigdzinrigpa

        Por ser um charuto de até 5 reais até que surpreende …

  24. Farias

    Pessoal iniciei recentemente no mundo do tabaco e recebi de presente uma Don Antonio edição limitada Brasil, a embalagem é mt bonita e o cheiro agradável , só que ao pesquisar sobre o charuto não consegui maiores informações sobre o mesmo … alguém já teve contato com ele?!? é mttt forte?!?! vlws

    • Bom charuto Dominicano que frequentou algumas tabacarias e depois deu uma sumida do mercado. Em alguns sites estrangeiros há boas avaliações do charuto, mas eu não tive a chance de prová-lo. Se você experimentar, poste aqui suas impressões.

  25. Marcos Cheber

    Boas!

    Gostaria de saber se existe algum site confiavel onde posso encomendar charutos de qualidade por unidade, quero iniciar nesta arte, porem, nao quero adquirir altas quantidades.

    Outra duvida é: quando se faz necessario um umidor? Só quando eu for armazenar charutos certo? Até quanto tempo fora de um umidor o charuto ainda é ideal para consumo?

    Onde encontro o maçarico usado pelos degustadores nos videos do site?

    Obrigado pela atençao e parabens pelo site!

    • Olhe, meu amigo, eu não me arrisco, só compro charutos com o pessoal da Tabacaria Nacional. Ligue lá, que eles entregam. http://www.tabacarianacional.com.br

      • Marcos Cheber

        Opa! Obrigado!

        Pode me informar apenas qual o modelo/marca do isqueiro/maçarico que vocês costumam usar?

        Obrigado, não vejo a hora de iniciar!

        Parabens pelo blog, abraços.

      • Caro Amigo. Eu tenho alguns isqueiros mais “frescos” como o ST Dupont, e tenho também um cortador da Porsche, mas no dia a dia, um bom isqueiro maçarico da Honest resolve muito bem… Boas baforadas.

  26. Claudio André Mladenovich

    Primeiramente, site nota mil. Parabéns aos organizadores.

    Gente, gostaria de uma dica: charutos cuja sensação remeta a café. Sei que as “nuances de sabor” são sutis, mas gostaria muito de saber dentre os existentes em nossas tabacarias, quais têm esse “sabor” mais destacado.

    Ficarei imensamente grato pelas dicas.

    Claudio

  27. Marcos Mendes

    Boa tarde, amigos

    Estava eu, inocentemente, num churrasco com amigos. Eis que surgem charutos. Um amigo disse: vai, Marquinho? Já experimentou ? (estendendo um pra mim)
    Baforei. … e aqui estou….gostei e confesso que me preocupei com o preço, pois era um Cohiba. E graças ao charuto.com, descobri um leque de variedades. …muito obrigado mesmo.

    • Valeu amigo… Cohiba é a Ferrari dos charutos. Então sugiro que comece por baixo, deguste um Romeu e Julieta Mille Fleur ou um Hoyo de Monterrey Palmas Extras, que custam em torno de 25 Reais. Numa ocasião especial, aí sim você compra e degusta um Cohiba…. vale cada centavo, mas dói no bolso!

  28. Raphael Minelli

    Parabéns pelo blog e o canal de YouTube.
    Ja fumo a alguns anos, mais estou longe de ser um grande entendedor de charutos, eu em casa sempre tenho uma garrfa de red label para mim e para quando vem os amigos umas garrafas de black label ou double black. Curto charutos mais suaves ou medios, porem não dispenso um bom cubano. Que charuto vcs recomendam com um Red Label ou Black label?

    Obrigado.

    • Com um bom Black Label, recomendo o Montecristo No. 4. Com o Red Label, por ser mais suave e quase adocicado, recomendo um Hoyo de Monterrey Palmas Extras ou Petit Robusto. Boas baforadas!

  29. O que tem a dizer sobre os da Titan Phillies? Um amigo meu experimentou e disse que é bom mas ele n é um degustador que já tenha experiência.. Gostaria que, se possivel você pudesse dar uma nota pra esse charuto e qual tipo ele é se é suave, médio ou forte…. Obg

    • Caro amigo. Os charutos Phillies Titan não são charutos Premium, ou seja, não são charutos de primeira linha, feitos com folhas inteiras. Não quer dizer que são ruins, a proposta é que é diferente. Por terem capa de papel homogeneizado e fumo picado, queimam rápido e não tem complexidade de aromas e sabores. Para se ter uma experiência completa de degustar um charuto, compre um charuto Premium, de folhas inteiras, e deguste-o calmamente. Tenho certeza que irá gostar muito mais. Forte abraço!

  30. Rafael

    Estou iniciando nesta prática, mas tenho dificuldade em encontrar charutos na minha região. Vou ao Rio de Janeiro fim de março, há alguma tabacaria que vocês recomendam por lá?

    Também gostaria de saber a opinião de vocês sobre o Macanudo Café, pois consegui uma unidade, que ainda não provei.

    Abraços

    • Caro amigo. Se quiser variedade e certeza de charutos originais, ligue para o pessoal da tabacaria Nacional. Eles despacham no mesmo dia e chega no dia seguinte. Charutos fresquinhos, bem conservados e com frete barato, ligue lá e peça pelo telefone, eles entregam em todo o Brasil. Boas Baforadas!

  31. Claudio André

    Primeiramente: site nota 10. Muito bom.
    Para o pessoal do Degustando Charutos tenho um pergunta: POR FAVOR, gostaria de dicas de charutos cuja sensação remeta aquela de torrefação, tipo café (ou chocolate amargo). Quais charutos em que essas sensações sobressaem com mais facilidade? Agradeço muito se puderem mandar dicas.
    Para a pergunta do Rafael, (desculpe se estarei sendo intrometido), informo que o Esch Café no Leblon e no Centro do Rio (Rua do Rosário) são excelentes opções. Outras duas boas opções são o Tabaco Café, no subsolo do Edifício Avenida Central ou o Quiosque da Candice Cigar, no Terminal Menezes Cortes, também no Centro.
    No mais, valeu Galera!

    • Olhe amigo, um charuto com aroma secundário que remeta a café eu recentemente degustei o Gran Honduras Corojo Gran Robusto. Percebi um aroma bem distinto de café tostado… bem aromático e muito saboroso. Nem sempre esse charuto tem esse aroma, mas agora que você mencionou eu lembrei deste.

  32. Priscila

    Muito bom o artigo. Aprendi bastante também com os comentários aqui, mas gostaria de indicações para mulher… tenho curiosidade quanto aos charutos e quero começar com o pé direito.

    • Obrigado Priscila pela audiência. Comece com charutos mais curtos e leves como o Hoyo de MOnterrey Petit Robusto ou um charuto nacional como o Monte PAscoal Petit Robusto. São charutos de sabor suave e mais curtos, excelentes para quem está iniciando. Boas baforadas!

  33. André Lima dos Santos

    Olá amigos do site. O que acham do charuto petit corona Villiger n°7? Sou iniciante e vi que ele possui um preço bem acessível. Seria pelo fato de ser petit ou pq é de má qualidade msm? Abraços!

  34. Aline Santos

    Muito legal!

  35. Confrade São Lourenço

    Queria agradecer as indicações! Sou iniciado na Nobre Arte dos Cachimbos e após assistir seis vídeos passei a procurar me inteirar mais sobre charutos e… que delicia! Adquiri 2 Romeu y Julietas Coronistas em Cedro e 1 Hoyo de Monterrey Palmas Extras como indicado e estou feliz pela escolha!!

    Muito obrigado!

  36. Confrade São Lourenço

    Quero agradecer pois decidi me iniciar na Arte e o blog e o canal foram perfeitos! Já degustei 2 da lista indica (Romeu y Julieta Coronitas em Cedro e o Hoyo de Monterrey Palmas Extras) e ambos me mostraram um mundo novo de sabores!

  37. Joel Darlan

    Boa noite, primeiramente quero parabenizar pelo belíssimo site.
    Sempre quis entrar no mundo dos charutos e resolvi fazer uma pesquisa breve e comprei 2 charutos que não chegaram ainda. Dannemann artist line panatela e Diogenes Puentes Robusto 52. Agora que achei o site de vocês e esse artigo sobre charutos para iniciantes.
    Vocês indicam que eu comece experimentando um dessas marcas ou posso experimentar sem medo um dos que eu comprei.
    E novamente parabéns pelo site..

  38. Realemnte são as melhores opções.

  39. AILTON SIMAS

    boa tarde. muito boas as infomações parabens muito grato, ailton simas

  40. RaulBrunhani

    Boa Tarde Srs!!!!
    Tive a felicidade de encontrar um site e um canal com muitas informações uteis para quem realmente quer começar! Eu fiz a compra do Monte Paschoal Robusto, de um Dannemann Artist Line Reserva 2006, Hoyo de Monterrey Coronitas en Cedro, Monte Pachoal Corona e um Montecristo #4!!!! Não havia comprado ainda a caixa umidora, então na compra da caixa já fiz a aquisição da seleção Dona Flor corpo e alma, Hoyo de Monterrey Palmas Extra, Alonso Menedez Robusto Petaca, Petit Quintero e um Dona Flor Gran Corona!!!! Fiquei super entusiasmado com os comentários e com a apresentação dos videos feitos, por isso adquiri esses modelos. Meu primeiro charuto a baforar foi o Monte Pascoal Corona, eu adoreio…consegui sentir alguns sabores e nuancias. O meu segundo foi o Hoyo de Monterrey Coronitas en Cedro, simplesmente apaixonate, depois degustei o Artist Line onde gostei muito também da degustação. O unico problema é que o Dannemann apagou no ultimo terço do charuto, depois que eu reacendi, o sabor não ficou tão bom quanto antes. Ontem eu fumei mais um Monte Pachoal e a experiencia também não foi tão prazero, um amargor muito grande, e uma picancia absurda na lingua. Gostaria de saber se eu estou fazendo algo errado ou se é isso mesmo. Fico também com um pouco de “pigarro” na garganta, mesmo não tragando. Ai fica minha duvida e minha experiencia. Vou continuar a experimentar os outros, hoje eu vou de Quintero. Um grande abraço

    • RaulBrunhani

      Srs…me confundi, ao inves de escrever Romeo y Julieta eu escrevi Hoyo de Monterrey…… iniciante é assim….me desculpem!!!!

    • Forte abraço. O charuto apaga toda hora mesmo, isso é normal, principalmente quando fica-se conversando. O pigarro aos poucos desaparece.

  41. Daniel Ferramenta

    Boa tarde, ainda não tinha visto o site de vocês e então fiz uma compra de um charuto que me indicaram como sendo suave e bom para iniciantes. Trata-se do charuto DIOGENES PUENTES PREMIUM CORONA. Vocês acham que devo comprar um dos que vocês indicaram ou poderia começar por esse que já comprei mesmo? Muito obrigado e parabéns pelo site.

  42. Guilherme

    Ola, boa noite.
    Sou iniciante em charuto e gostaria de uma orientacao. Comprei uma caixa umidora, que acompanha um efusor onde vc cola na tampa da caixa. Porem, colando na tampa a agua destilada vaza do efusor. Como fazer para resolver?
    Parabens pelo excelente blog.

  43. Marcos Ferreira

    Parabéns pelas indicações, muito boas.
    Poderiam indicar sites de vendas de charutos baratos e de confiança?

    • Comprar charutos online com certeza da qualidade, só com os parceiros da Tabacaria Nacional, ligue pelo telefone 11 5095-9400. Eles entregam em todo o Brasil.

  44. Rodolpho Dalmo

    Esse Monte Pascoal tem uma capa maravilhosa.

  45. Marcio Marlos

    Até hoje só fumei charutos Leite e Alves, um de mel e um de chocolate, de 7 reais, até que achei bom, mas não sei se foi apenas pelo fato de não ter muito conhecimento sobre. Queria saber se eles são considerados pelo menos charutos razoáveis ou se são porcarias em forma de charuto. Fico agradecido, e gostei muito do artigo.

  46. Claudia

    Bom dia, onde recomdem comprar charutos online? Alguém tem sugestões pff, obrigado

    • Comprar charutos online com garantia de procedência só mesmo com o pessoal da Tabacaria Nacional pelo telefone 11 5095-9400. Eles entregam em todo o Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: