<< Voltar ao Blog

Como Fumar Charutos - Como fumar um Charuto


Bem amigos, antes de mais nada, é preciso de dizer que o tabaco é um verdadeiro catalisador de boas conversas. Ninguém acende um charuto na companhia de um amigo e fica apenas olhando para o chão. O charuto faz com que o degustador, além de aproveitar o sabor e o relaxamento que o tabaco proporciona, o faz partilhar um pouco de sua vida com os demais, é portanto um hábito mais que saudável.




Escolhendo um bom charuto

O primeiro passo para degustar um charuto é escolher um bom charuto. Vá até a tabacaria e peça uma indicação, escolha um charuto suave mas que seja de primeira linha, nada de começar com charutos muito baratos, isso pode lhe deixar uma péssima primeira impressão.



Sinta o perfume que exala de um bom Romeu e Julieta, ou de um bom Montecristo logo ao se abrir a caixa e deixe seus sentidos começarem a se encantar.

Pegue o charuto na mão, sinta sua textura, a oleosidade da capa e o cuidado com que ele foi enrolado. Charutos Premium são verdadeiras obras de arte, e levam um bom tempo de maturação e dedicação de muitas pessoas até chegarem às lojas.

Em sua casa, prepare um lugar confortável como uma boa poltrona ou um bom sofá e reserve um tempo para esta degustação. Se quiser acompanhar o charuto com uma boa bebida, ainda melhor, as bebidas mais fortes como o vinho do Porto, o Conhaque e o Whisky são complementos formidáveis e melhoram ainda mais a percepção dos nuances do tabaco.


Como cortar um charuto

Cortar um charuto é bastante simples, basta você adquirir um bom cortador (o mais afiado que você conseguir), e fazer um corte de aproximadamente 2mm da ponta do charuto. Por que o corte tem que ter 2mm? Simplesmente porque se você cortar 1 cm da tampa, o acabamento que o charuto recebe na ponta vai descolar e a folha da capa vai começar a se desprender. Veja a foto e repare na linha onde cortar o charuto.




Outra forma de cortar um charuto de forma bem segura é apoiar o cortador na mesa e colocar o charuto de ponta-cabeça. O corte sai bem fino e bem limpo.


E se eu quiser furar o charuto?

Pode também, e é até mais prático, já que dá pra levar um furador de charutos junto com as chaves de sua casa. O furador faz um furo bem limpo na tampa do charuto, deixando a tampa do charuto quase intacta, o que ajuda bastante na degustação, o único porém de se furar um charuto é que o fluxo de ar fica um pouco mais restrito, em comparação ao charuto cortado. Isso altera o sabor? Um charuto furado tende a ficar com o fluxo mais restrito, deixando o sabor mais concentrado.





Como acender um charuto

Acender um charuto é bastante simples, mas é a parte da degustação que você deve investir mais tempo.

Pegue um isqueiro maçarico a gás e comece por carbonizar (queimar) todo o pé do charuto (veja foto) até ele estar completamente queimado. Se preferir, dê uma pequena soprada no pé do charuto para conferir se há brasas. Quando o pé do charuto estiver totalmente em brasa, leve-o a boca e dê pequenas puxadas. Confira novamente se o pé do charuto está totalmente em brasas e se ainda não estiver, pegue o isqueiro e queime os pontos que ainda não estão acesos.

É bastante recomendável investir tempo no acendimento, para que o charuto queime de forma bem regular e não atrapalhe a degustação.

Outro ponto que costuma ser comentado é o fato do charuto apagar diversas vezes, o que é perfeitamente normal. Se isso acontecer, pegue novamente o isqueiro e reacenda-o normalmente. Se o charuto já estiver com uma coluna de cinza grande, bata-o gentilmente no cinzeiro e então reacenda-o.

Há quem prefira acender o charuto com um fósforo ou até mesmo com uma lâmina de cedro. Todas estas formas são válidas e vai da preferência do degustador, a única recomendação é que não se use isqueiros a fluído, como os isqueiros Zippo, pois eles deixam o charuto com um gosto forte de combustível, o que estraga a degustação.




Degustando o Charuto

Agora vem a melhor parte. Com as papilas gustativas ainda frescas, dê algumas puxadas e tente avaliar as características do tabaco, como amargor, acidez ou doçura, e procure perceber os nuances e aromas do charuto. Um bom charuto cubano muitas vezes exala aromas bem amadeirados ou de couro, entre muitas outras nuances possíveis. Um charuto nacional pode vir com aromas terrosos, ou de pimenta, entre tantos outros, cabe ao degustador ir percebendo e aproveitando cada novo perfume e cada novo sabor.

Bem, acho que por hora é o suficiente para o novato começar nesta arte tão saborosa que é degustar um bom charuto. Há diversas marcas no mercado, de vários países produtores como Cuba, Brasil, Rep. Dominicana, Honduras e Nicarágua. Procure na Internet bons sites, com boas avaliações, mas lembre-se que o mais importante é que o charuto é uma degustação, e precisa ser feita com calma, aproveitando se o momento e a companhia. Um forte abraço e até a próxima.