Charutos Brasileiros Charutos com Cachaça Charutos Cubanos Harmonizações

Charutos e Cachaças – Charuto com Cachaça

Meus caros confrades, hoje vamos falar sobre harmonização de charutos com cachaça, mas iremos um pouco além de apenas escolher um charuto e uma cachaça, hoje iremos harmonizar charutos com cachaças tendo em vista os diferentes tipos de envelhecimento que sofrem, e os diferentes nuances que advém do contato da cachaça com barris feitos com madeiras diferentes.

A cachaça é um destilado que harmoniza muito bem com um charuto, devido a sua alta acidez e ao seu sabor pronunciado, e o fato de termos diferentes cachaças, envelhecidas em madeiras diferentes, abre ainda mais o leque de percepções sensoriais para estas combinações.

Charuto com Cachaça
Charuto com Cachaça

 

As cachaças escolhidas para estas harmonizações foram:

1. Cachaça Germana – (Grad. 40,5%) – Produzida em Nova União-MG, é envelhecida por 2 anos em carvalho francês. Possui um sabor suave e um aroma amadeirado – deverá harmonizar muito bem com um charuto suave. Esta cachaça ficou em 4º lugar no Ranking da revista Playboy em 2011.

2. Cachaça Claudionor – (Grad 48%) – Produzida na cidade de Januária-MG, é armazenada em tonéis de Umburana. Cachaça forte, com bastante gosto de cana, mas que desce bem macio. Deve ser um par formidável com charutos mais encorpados. Esta cachaça ficou em 3º lugar no Ranking da revista Playboy em 2011.

3. Cachaça Boazinha – (Grad. 42%) – Produzida em Salinas-MG e envelhecida por 2 anos em tonéis feitos de Bálsamo, o que lhe deve dar um aroma mais puxado a especiarias e anis. Esta cachaça ficou em 6º lugar no Ranking da Universidade da Cachaça.

Os Charutos escolhidos para esta harmonização foram.

1. Charuto Monte Pascoal Robusto – Charuto brasileiro feito predominantemente com tabaco Mata Fina, o que lhe confere um sabor suave e aromático, vamos conferir se o sabor não fica demasiado suave frente as cachaças.

2. Charuto Romeu e Julieta Short Churchill – Charuto cubano com tabaco equilibrado, nem tão forte e nem suave, mas devido a própria qualidade do tabaco, deve ser uma harmonização mais intensa, com sabores mais pronunciados.

Todos os confrades vão experimentar as três cachaças e irão degustar os dois charutos, anotando suas percepções e comentários, e talvez eleger um ou dois pares favoritos.

 

Charuto com Cachaça
Charuto com Cachaça

Segue alguns Comentários e pares vencedores.

Confrade 1

Harmonização Favorita: Charuto Romeu e Julieta Short Churchill e Cachaça Germana – Para quem aprecia sabores sutis este é o par perfeito. Muito suave ao paladar e muito aromático, deixa a boca perfumada e desce muito macio.

2ª Harmonização escolhida – Charuto Monte Pascoal Robusto e Cachaça Boazinha – Este não é um segundo lugar mas sim uma outra harmonização que gostei bastante, o tabaco nacional é bem mais suave e ficou uma maravilha com a cachaça Boazinha – coloco esta harmonização como um empate técnico.

Confrade 2

Harmonização Favorita: Charuto Romeu e Julieta Short Churchill e Cachaça Claudionor – Sensacional a harmonização. A cachaça é um complemento perfeito para este charuto. O nariz da cachaça tem a cana bem presente e o sabor é bem macio. Achei que o Monte Pascoal sumiu um pouco nesta harmonização.

2ª Harmonização escolhida – Charuto Romeu e Julieta Short Churchill e Cachaça Germana – bastante interessante essa combinação também. Muito agradável.

Confrade 3

Harmonização Favorita: Charuto Romeu e Julieta Short Churchill com Cachaça Boazinha – Bem interessante essa harmonização. A cachaça é extremamente macia, com um perfume agradável e um sabor redondo. O sabor do tabaco cubano ficou muito evidente e a fumada foi muito prazerosa. Excelente.

2ª Harmonização escolhida – Charuto Monte Pascoal Robusto com Cachaça Boazinha – Gostei também desta harmonização. Bem doce a cachaça, sem ser enjoativa. O charuto Monte Pascoal é suave e não irrita a garganta e a cachaça deixou o paladar meio adocicado. Gostei bastante.

Confrade 4

Harmonização Favorita: Charuto Romeu e Julieta Short Churchill com Cachaça Claudionor – Forte e exuberante esta cachaça, com a cana bem presente. O charuto é equilibrado não amargou nem no fim. Nota 10 para esta harmonização.

2ª Harmonização escolhida: Charuto Romeu e Julieta Short Churchill com Cachaça Boazinha. Uma surpresa essa cachaça envelhecida no Bálsamo. Apesar de gostar mais de cachaças mais fortes, essa harmonização também agradou bastante.

Comentário Final

Todas as harmonizações parecem ter agradado bastante. As cachaças são todas excelentes e demonstraram ser complementos formidáveis tanto ao tabaco nacional Mata Fina quanto ao tabaco cubano. A cachaça que parece ter tido uma leve preferência foi a Cachaça Claudionor com o charuto cubano Romeu e Julieta então fica a dica para os aficionados que quiserem experimentar novos sabores.

Todas estas cachaças são facilmente encontradas em São Paulo, e para quem está longe da Capital, há a opção de comprá-las pela Internet.

Um forte abraço a todos e boas baforadas.

1 comentário em “Charutos e Cachaças – Charuto com Cachaça

  1. Olá Thomas!! Tenho assistido seus videos sobre charutos, bebidas e harmonização. Posso dizer que são muito instrutivos, bem feitos, e super interessantes; acho bacana também quando você sempre enfatiza sempre buscarmos um bom charuto, uma boa bebida, e sempre uma boa combinação. Eu fumo charuto há mais de 8 anos, e já tive oportunidade de fumar dos piores charutos que se possa imaginar, até os melhores charutos como os famosos COHIBAS BHK, DAVIDOFF entre outros. Para mim, sem sombra de dúvidas, o melhor charuto é o cubano; sempre com bom fluxo, sempre boa queima, um aroma agradável, retro gosto inexistente porém, com um preço pouco ´´salgado´´. Mas sejamos sinceros, as vezes é melhor gastar um pouco mas ter uma imensa satisfação, do que gastar pouco, e passar nervoso.
    Dentre os charutos que se encaixam no que relatei e sempre me faz lembrar de satisfação é o Monte Cristo Edmundo, que sempre me deixa satisfeito em todos os sentidos, principalmente quando harmonizo com uma dose de Drambuie ou Contraeu.
    Agora, algo que tem me deixado um pouco insatisfeito são os charutos brasileiros. Na sua maioria, tiveram uma grande evolução, tanto na sua plantação das folhas de tabaco como em sua confecção, porém, elas ainda tem o problema que me faz deixá-los de lado:o retro gosto.
    Gostaria de saber a sua opinião sobre esse fato; o que que falta para os charutos brasileiros alcançarem um status um pouco mais satisfatório nesse quesito.
    abraços..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: