A marca foi fundada (possivelmente na Grã-Bretanha) por José F. Rocha por volta de 1901 ou 1902, embora a marca não estivesse registrada em Havana (Cuba) até 1921, sob a propriedade da firma de Rocha, J.F. Rocha e Cia.
Durante esse período, a marca Bolívar produziu o menor charuto do mundo chamado Delgado. Medindo apenas 7,78 cm com um medidor de 20 anéis, o Delgado teve a honra de ter uma caixa em miniatura de seus charutos presente na casa de bonecas do berçário real no Castelo de Windsor.
A empresa e os direitos sobre a marca foram comprados em 1954 pela Cifuentes y Cia após a morte e a produção de Rocha serem transferidas para a famosa Fábrica Partágas em Havana (hoje conhecida como fábrica Francisco Pérez Germán), onde muitos de seus tamanhos ainda são produzidos hoje .
O Bolívar cubano tem uma reputação entre os amadores de charutos de ser um dos charutos mais fortes e encorpados, com seus Royal Corona, Coronas Junior, Petit Coronas e Belicosos Finos sendo exemplos famosos da marca. Em 2002, quando a Altadis comprou uma participação controladora na distribuidora de charutos de propriedade do governo cubano Habanos SA, foram instituídas várias mudanças na produção de charutos. Uma dessas mudanças foi a decisão de transformar gradualmente as várias marcas de charutos cubanos em linhas feitas à mão ou feitas à máquina. Bolívar, que historicamente produziu uma variedade de charutos feitos à mão e feitos à máquina ou com acabamento à máquina, teve vários de seus vitolas cortados da produção, restando apenas um, os Chicos do tamanho de um cigarro. Resta ver se esse tamanho também deixará de ser produzido.
Em 2004, a Wolters em Colônia, Alemanha, possuía alguns milhares de caixas de Medalhas de Ouro Bolívar produzidas pela Habanos SA exclusivamente para sua loja. Os charutos são do tamanho Bolívar mais antigo e descontinuado, no formato Cervantes (lonsdale), embrulhados em papel alumínio na metade com uma banda especial de Bolívar no meio e embalados em caixas de dez. Após este lançamento, a Medalha de Ouro foi reintegrada em 2007 como um charuto LCDH, mas foi descontinuada em 2011.
A marca Bolívar também foi escolhida várias vezes para tamanhos especiais em lançamentos regionais.
Charutos da Marca
Estes são os charutos da marca, ordenados pela média das avaliações. |
|