Logotipo Charutos.com  
Home   |    Ranking    |   Blog    |   Login
  

<< Voltar ao Blog

Os 10 Melhores Charutos do Mundo



Se você gosta de fumar um bom charuto, já deve ter visto nas tabacarias diversos charutos de altíssma qualidade, com preços que passam dos 500 Reais.

Charutos cubanos caros como Cohiba Talismán, Montecristo Linea 1935 ou os famosos Davidoff estão sempre em local de destaque, mas como fazer uma lista com os 10 melhores charutos do mundo?

Não é uma tarefa fácil, há diversos charutos considerados clássicos atemporais, por isso nossa equipe ouviu diversos especialistas no assunto, sommeliers, donos de tabacaria e importadores para que chegassem a um consenso e elaborassem uma lista.

Charutos cubanos ainda são os melhores

Os charutos da Nicarágua e da República Dominicana já demonstram uma qualidade excepcional e muitas vezes ganham dos cubanos nos quesitos controle de qualidade e apresentação, mas na questão do sabor Cuba ainda parece ser uma unanimidade entre os degustadores, isto devido à qualidade do terroir de Cuba, mais especificamente da região de Pinar del Rio.

Edições Limitadas

Enquanto elaborávamos nossa lista, foram levantados diversos nomes de edições limitadas memoráveis como o Montecristo 520 ou o Cohiba 1966, mas tentamos nos ater em charutos de linha, para que o degustador pudesse ter acesso a esses charutos.

 

Confira então abaixo a lista que os especialistas elaboraram com os melhores charutos do mundo:

 

1. Cohiba Behike 52



Este é quase uma unanimidade entre os especialistas. É um charuto tão desejado que é raro você encontrar nas prateleiras das lojas, mesmo nas lojas de Cuba, devido a alta demanda. Seu sabor é diferenciado devido a um quarto tipo de folha que é usada em sua composição, esta folha é mais difícil de ser obtida e portanto mais escassa. O Cohiba Behike é uma linha que já ganhou as maiores notas em publicações especializadas e tem mesmo um sabor único.

Você pode conferir nosso ranking de charutos e verá que nossa comunidade de avaliadores comuns também coloca o charuto cubano Cohiba Behike nas primeiras colocações.

 

2. Cohiba Esplendidos


Este é o clássico dos clássicos... foi desbancado pelo Behike da primeira posição mas durante muitos anos foi o sinônimo da excelência do tabaco cubano. Um charuto perfeito.  Capas lindas, perfeitas, lisas e e brilhantes, aromas delicados e muito sabor, um sabor que encanta desde as primeiras puxadas. Reza a tradição que este era o charuto que Fidel Castro fumava.

 

3. Cohiba Talismán


O Cohiba Talismán é outro charuto que mostra a qualidade superior do tabaco Cohiba e já houve sites estrangeiros que pontuaram este charuto com 99 pontos! O Cohiba Talismán é um charuto de calibre grosso, com sabor de fortaleza média e em seu blend você encontrará as características da linha clássica Siglo (mais suave) mas com o envelhecimento extra de uma edição limitada, resultando num charuto grosso, abundante, com riqueza de nuances e muito sabor. Uma verdadeira obra-prima da Habanos.

 

4. Hoyo de Monterrey Double Corona


Este charuto é um dos mais tradicionais de Cuba e tanto é assim que ele ainda leva a anilha antiga da fábrica Hoyo de Monterrey sendo que todas as outras bitolas já tiveram suas anilhas modernizadas, tudo isso para não mexerem num clássico. Este é um charuto longo, de 19 cm, que proporciona uma degustação de quase duas horas, com muita suavidade e riqueza de aromas como ervas, especiarias e madeira, uma verdadeira festa nos sentidos do degustador.

 

5. Romeu e Julieta Churchill


Este é outro clássico da Habanos S.A. um charuto com uma bitola chamada Julieta No. 2 que foi re-batizado com o nome do primeiro ministro Winston Churchill, pois era seu charuto preferido, e pelo jeito também é o preferido de muitos degustadores. Este é o charuto que define a palavra elegância: o tabaco é leve e a bitola é fina, deixando a degustação muito suave mesmo sendo um charuto mais longo.

 

6. Montecristo No. 2


Outro charuto que é uma unanimidade entre os degustadores é o Montecristo No. 2, um charuto com uma bitola chamada pirâmide (ponta fina, base grossa) que foi construído para que todos os sabores se concentrassem durante a degustação, proporcionando um sabor mais intenso. Por ser um charuto figurado, o corte é menor, deixando o fluxo de ar reduzido, então sua degustação é mais lenta: o resultado é uma fumada intensa, cheia de sabores e aromas secundários como madeira, couro e também especiarias doces como canela e noz-moscada.

 

7. Partagas Série D No.4


Esté é o charuto cubano mais vendido no mundo, desbancou outro clássico, o Montecristo No. 4 da posição de primeiro lugar.  O Partagas D4, como é conhecido pelos degustadores, é um charuto classificado como forte na escala de fortaleza, e seu degustador vai poder sentir a força do tabaco, mas sua degustação é macia e agradável e este é o seu segredo: muita intensidade de sabor, mas nada de irritação no palato e garganta. Um charuto que já entrou pro rol dos clássicos de Cuba.

 

8. Montecristo No. 4


Este é outro grande clássico da Habanos, já foi o charuto cubano mais vendido no mundo e perdeu seu posto para outro clássico, o Partagas Série D No. 4. Este charuto leva a receita clássica da fábrica Montecristo, famosa por seus tabacos mais intensos, e por isso é um charuto encorpado, mas sua bitola é fina deixando a degustação mais equilibrada e elegante. O degustador ainda irá perceber em sua fumaça densa muitos aromas secundários como madeira e couro, o que deixará a degustação ainda mais prazerosa.

 

9. Romeu e Julieta Wide Churchill


Este charuto inaugurou uma nova era na Habanos, pois foi o primeiro charuto com o comprimento similar a de um robusto mas com um calibre extra grosso (Ring 55 – 21,83mm),  o resultado foi um charuto com uma super abundância de aromas e sabores, e o sucesso foi tanto que atualmente este é um dos charutos mais vendidos de todo portfólio da Habanos.

 

10. Davidoff Nicaragua Toro


Finalmente um charuto não cubano na lista. Entre os degustadores e sommeliers mais experientes ainda há o consenso que o tabaco cubano é superior, mas reconhecem que há diversos charutos Off Cuba de excelente qualidade e o mais lembrado foi o Davidoff Nicaragua Toro. Um charuto de força médio-forte, mas extremamente macio ao paladar com um tabaco cheio de sabor e muitos aromas secundários como couro e café.

 




     
  Charutos.com - Copyright © 2024

Sobre o Site

Anuncie Conosco
Notícias
Blog


Não Encontrou seu Charuto?
Envie- nos um email.